Faculdade

Departamento

Prémio Professora Madalena Quirino

O  "Prémio Professora Madalena Quirino"  tem como objetivo distinguir anualmente o estudante finalista do curso do MIEI com mais elevada classificação final de curso. A designação do prémio reconhece o papel determinante de Madalena Quirino na implantação da Informática em Portugal, enquanto disciplina académica, técnica e científica.

Madalena Quirino foi durante os anos 1960 investigadora no Laboratório Nacional de Engenharia Civil onde esteve associada à criação do Centro de Cálculo e à aquisição do seu primeiro computador (um IBM 602) em 1958. Em 1975, desempenhou, a convite de Delgado Domingos, ao tempo responsável pela instalação das áreas das Engenharias na UNL, um papel chave no desenvolvimento inicial da Licenciatura em Engenharia Informática da NOVA, a primeira em Portugal, tendo sido primeira Presidente da área académica de Informática na mesma Universidade.

Foi promotora do recrutamento e da formação do corpo docente inicial do Departamento de Informática da FCT NOVA, tendo desde sempre manifestado uma clara visão da importância da internacionalização. Manteve-se como Professora Convidada no Departamento de Informática da FCT NOVA até à sua aposentação, em meados dos anos 90.  A sua contribuição para o desenvolvimento do Ensino Superior na área de Informática foi reconhecida pela República Portuguesa, tendo Madalena Quirino sido condecorada pelo Presidente da República como comendadora da Ordem de Sant'iago e Espada em 2005.  A Professora Madalena Quirino continua a assinalar a sua presença nos momentos chave da vida académica do Departamento de Informática e da FCT NOVA.

Testemunho: Do primeiro computador à primeira licenciatura em Engenharia Informática em Portugal - um pequeno passo de dezassete anos, Madalena Quirino.

 

 Professora Madalena Quirino, participação em Evento Girls in ICT FCT NOVA 2017.

 

 Professora Madalena Quirino, LNEC 1960, com colaboradora e o Professor Arantes e Oliveira.