Ensino

Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data

A transformação digital da sociedade, a explosão da Internet e a popularização das redes sociais, gera dados digitais de volumes gigantescos em setores chave como a saúde, a administração pública, media e comunicação social, marketing e comércio eletrónico, finanças, energia, ambiente e urbanismo, telecomunicações, indústria farmacêutica e bioinformática.

A área da Análise e Engenharia de Big Data centra-se no desenvolvimento de metodologias e ferramentas para lidar com grandes volumes de dados, com o objetivo de extrair informação útil. Adquirir, armazenar, gerir, organizar e extrair automáticamente informação útil de "big data"  são  questões que se colocam nesta área . Assiste-se a uma crescente procura e empregabilidade de especialistas nesta temática que irão desempenhar nos próximos anos um papel cada vez mais interventivo e gerador de valor nos processos de gestão e inovação em todos os domínios da indústria e dos serviços.

 

Objetivos

O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data visa a formação de analistas, líderes de desenvolvimento de projeto e especialistas em inovação no campo emergente da Ciência de Dados e Engenharia de Dados.

O curso desenvolve competências de processamento e análise de grandes volumes de dados por métodos computacionais e matemáticos avançados, e metodologias para procurar e encontrar respostas necessárias aos processos de gestão, monitorização, e otimização, ou extrair conhecimento, tendências, correlações, ou previsões, em particular através de aprendizagem automática, inteligência artificial, estatística e suportes computacionais específicos.

Os objetivos do curso estão alinhados com a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030“, nos eixos da especialização (item qualificação e criação de maior valor acrescentado na economia) e de investigação (item big data).

 

Destinatários 

Candidatos com formação ao nível de um 1º ciclo de estudos, possuidores de bases matemáticas e de programação sólidas.

 

Saídas Profissionais

Os especialistas nesta área de Big Data são especialmente procurados ­pelas empresas e instituições onde são gerados ou são consumidos grandes volumes de dados. Para além das empresas que colaboram na organização do mestrado, podem enumerar-se várias empresas e instituições nas áreas da saúde, administração pública, comércio eletrónico e marketing, finanças, energia, meio ambiente e urbanismo, telecomunicações, média e comunicação social, indústria farmacêutica ou biotecnológica, entre outras, interessadas em profissionais com este perfil.

 

Informação Geral de Acreditação

0903: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia

Ciclo de estudos de mestrado em Análise e Engenharia de Big Data

Créditos: 120 ECTS

Duração: 4 Semestres

 

Organização

O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data é organizado conjuntamente pelos Departamentos de Informática e de Matemática, com a colaboração de várias empresas, nomeadamente na unidade curricular de Seminário e na Dissertação.

 

Coordenação do Curso

Prof. Doutor João Carlos Gomes Moura Pires  (Coordenador - Departamento de Informática)

Prof.ª Doutora Paula Alexandra da Costa Amaral (Co-Coordenadora - Departamento de Matemática)

maebd.coordenador@fct.unl.pt

 

Horário de atendimento: 3ª feira às 17:00H - 18:00H

Os alunos devem mandar um email a indicar o assunto e a solicitar o agendamento.

 

Comissão Científica e Comissão Pedagógica do Curso

 

 Empresas Parceiras

NEWVISION

Regras de Acesso 2023/2024

Número de vagas (Numerus clausus): 25

Podem candidatar-se:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Ciências Naturais ou Economia, sujeito a apreciação curricular do candidato. O programa requer bases matemáticas e noções de computação e programação ao nível de um primeiro ciclo geral de engenharia; 
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; 
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia; 
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso. 

Critérios de seriação:

Os candidatos serão ordenados de acordo com:

  • Classificação de curso;
  • Curriculum académico e científico; 
  • Curriculum profissional;
  • Eventual entrevista.

Funcionamento:

As aulas são leccionadas, em inglês, no campus da Caparica. O horário de funcionamento do mestrado é diurno. No entanto para permitir a frequência de alunos trabalhadores, está previsto que:

 

  • As aulas do primeiro semestre tenham lugar ao final do dia (todos os dias da semana das 16:00 às 20:00), e que no segundo semestre, a maioria das UCs sejam também disponibilizadas com este horário, embora algumas UCs opcionais possam decorrer noutros horários.
  • O curso possa ser realizado em part-time. Segundo as regras da FCT/NOVA, os alunos podem fazer o curso no dobro do tempo, fazendo metade das unidades curriculares previstas em cada semestre e pagando metade das propinas por semestre.

Propinas:

  • Estudantes nacionais: 2.000,00 €/anual
  • Estudantes internacionais: 7.000,00 €/anual 

Candidaturas:

1ª Fase:  27 de fevereiro a 24 de março de 2023

2ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023

3ª Fase: 28 de agosto a 15 de setembro de 2023 

Plano de estudos