Faculdade

Ensino

Dissertação e Projeto

O curso culmina com uma:

  • Dissertação em Engenharia Informática, a realizar em contexto académico ou académico-empresarial, que consiste no estudo de um problema de natureza científica e proposta/desenvolvimento de uma solução.
  • Projeto em Engenharia Informática, a realizar tipicamente em ambiente empresarial, que consiste no consiste no desenvolvimento de um projeto avançado de engenharia de conceção, realizado numa empresa/organização pública ou privada,

Após a escrita e discussão da dissertação/projeto obtém-se a unidade curricular Dissertação em Engenharia Informática / Projeto em Engenharia Informática (42 créditos). Estas são unidades curriculares anuais, e a inscrição a estas unidades curriculares é feita pela Comissão Científica do MEI/MIEI após a entrega da dissertação.

Para os estudantes, a realização dos trabalhos conducentes à dissertação funciona, do ponto de vista das inscrições a fazer no CLIP, como duas unidades curriculares que requerem inscrição:

Preparação de Dissertação / Projeto (detalhes e datas da edição do 2º semestre de 2024/25)

Elaboração de Dissertação / Projeto (detalhes e datas do 1º semestre de 2024/25)

Condições de Acesso

  • Preparação: 48 ECTS realizados para os alunos do MEI / 228 ECTS realizados para os alunos do MIEI. Para estes alunos, não pode haver unidades curriculares do 1º ciclo por realizar. Se houver uma justificação forte para haver uma unidade do 1º ciclo por realizar (exemplo: estadia Erasmus), deve ser efetuado via CLIP um requerimento ao coordenador do curso, com o pedido de inscrição e a justificação do pedido de exceção.

  • Elaboração: Aprovação em Preparação de Dissertação.

Funcionamento

Todas as dissertações / projetos de Mestrado são desenvolvidas sob a orientação de um professor do Departamento de Informática da FCT NOVA. Esta orientação envolve as duas fases do trabalho dos alunos, nomeadamente as actividades de Preparação de Dissertação e as actividades de Elaboração de Dissertação.

As unidades curriculares de Preparação de Dissertação e de Elaboração da Dissertação funcionam sempre nos dois semestres de cada ano lectivo, de acordo com o Regulamento de Funcionamento das Dissertações de Mestrado (Preparação e Elaboração).

Funcionamento da Preparação de Dissertação - 12 créditos

Tendo como referência o esforço associado a um crédito ECTS (28 horas), a preparação de dissertação envolve uma dedicação do aluno estimada em cerca de 336 horas. O objectivo da preparação visa delimitar criteriosamente o tema da dissertação na sua especialidade e nas suas dimensões científica e/ou tecnológica, tendo em vista o planeamento e o enfoque dos objectivos do trabalho a desenvolver posteriormente na fase de elaboração da dissertação.

No final da preparação da dissertação o aluno deverá ser capaz de definir rigorosamente o objectivo da sua dissertação. Para tal deve ser capaz de identificar, de forma precisa, as contribuições e resultados esperados, endereçando os aspectos associados à avaliação ou validação desses resultados e contribuições.

A preparação de dissertação exige que o aluno desenvolva um estudo das áreas científicas e/ou técnicas relacionadas com o trabalho. Este estudo deve cobrir, de forma representativa, trabalho com referências bibliográficas publicadas e deve envolver uma análise crítica e uma argumentação comparativas com os objectivos da dissertação.

No final da fase de preparação o aluno deve apresentar um plano de trabalho aprovado pelo seu orientador, com uma descrição e dimensionamento temporal das principais tarefas a desenvolver na fase de elaboração da dissertação, bem como a sua justificação e eventuais dependências.

Formatos de referência do relatório a apresentar a provas de preparação podem ser obtidas em  LaTeX ou MS-Word . Este relatório não pode ultrapassar as 35 páginas  (excluindo a capa, folha de rosto, resumos, anexos, índices e bibliografia). 

Funcionamento da Elaboração de Dissertação - 30 créditos

Esta unidade curricular envolve uma dedicação e foco do aluno na realização dos objectivos e contribuições da dissertação, sendo este esforço estimado em cerca de 840 horas. Nesta fase, o aluno poderá realizar as diversas etapas do seu plano de trabalho no DI/FCT/UNL, nos Centros de Investigação, ou em ambiente empresarial, sempre em estreita coordenação com o orientador da dissertação.

Nota: Após as provas e aprovação pelo júri é preciso entregar a versão definitiva da dissertação (pode incluir revisões e sugestões do júri) de acordo com as normas definidas em despachos do Conselho Científico da FCT/UNL. Na  página do estudante do site da FCT/UNL estão disponíveis templates para Word e LaTeX elaborados pelo Prof. João Lourenço. Estes templates estão também disponíveis para LaTeX  e Word.

Dissertações em colaboração com empresas ou outras organizações

As dissertações de Mestrado podem ser desenvolvidas em ambiente académico e empresarial, sob a orientação científica de um Professor do DI/FCT/UNL. 

O Departamento acolhe propostas de empresas interessadas no estabelecimento de protocolos de enquadramento de alunos de mestrado, para efeitos de realização de dissertação em contexto académico e empresarial.