Ensino

Licenciatura em Engenharia Informática

Licenciatura em Engenharia Informática é um curso de 1º ciclo, compatível com os princípios de Bolonha, que visa fornecer aos diplomados uma formação de base em Engenharia Informática sólida, coerente e abrangente, que poderá posteriormente ser aprofundada ao nível do segundo ciclo. O curso permite uma inserção na atividade profissional compatível com o grau de qualificação E1 da Ordem dos Engenheiros. 

A FCT NOVA é pioneira no ensino da Engenharia Informática em Portugal, aliando excelência de ensino e de investigação acumuladas em quase 50 anos de experiência. Os docentes do curso possuem vasta experiência e capacidade de inovação, articulando o ensino com a investigação no Centro de Investigação de Excelência NOVA LINCS. A Licenciatura em Engenharia Informática assenta nesta experiência, complementada com a opinião de consultores externos, e consubstancia uma visão atualizada sobre a formação inicial do Engenheiro Informático de conceção.

A Informática é vital para a sociedade moderna, tendo os sistemas informáticos tornado-se ubíquos nas mais variadas áreas da atividade. Neste contexto, uma formação base sólida em Engenharia Informática é essencial no desenvolvimento de serviços, sistemas e produtos nas mais variadas empresas e organizações, em particular, nas que operam na área das Tecnologias da Informação. Recorrendo a uma formação base sólida e abrangente, os nossos Engenheiros desenvolvem atividade de desenvolvimento e inovação em áreas tão distintas como a Transformação Digital, a Agricultura Digital, a Saúde Pública e Medicina Personalizada, os Sistemas de Comunicações, a Ciber-segurança e a Privacidade.

  

Objetivos

A Licenciatura em Engenharia Informática tem como objetivo fornecer uma formação de base em Engenharia Informática sólida, coerente e abrangente, permitindo uma integração na atividade profissional. A formação obtida pode ser aprofundada, sendo o primeiro passo na formação de Engenheiros Informáticos de conceção habilitados a desenvolver atividades de projeto, liderança e inovação.

A estrutura curricular fornece uma formação sólida e abrangente em Informática, e nas disciplinas fundamentais para um Engenheiro. Esta formação é complementada com um conjunto de competências transversais nas áreas da comunicação e ciência, tecnologia e sociedade.

O curso fornece uma experiência de projeto ou de iniciação à investigação, que pode ser realizada em contexto empresarial, de laboratório de investigação ou outro.

Nos últimos vinte anos, o Departamento de Informática da FCT NOVA graduou cerca de dois mil licenciados e mestres em Engenharia Informática.

 

Saídas Profissionais

Com empregabilidade plena, os Engenheiros Informáticos da FCT NOVA ocupam posições de liderança em empresas de referência nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, desenvolvendo carreiras com projeção internacional reconhecida e criando empresas inovadoras que operam no mercado global.

Os nossos antigos alunos atuam no desenvolvimento de serviços e produtos em áreas tão diversas, como por exemplo, a Internet, o Ambiente, as Artes, a Banca e Seguros, o Entretenimento, a Energia, a Medicina, as Telecomunicações e os Transportes.

 

Candidaturas

Regras de Acesso 2021/22

Provas de Ingresso para 2021/2022

Um dos seguintes conjuntos:

  • (19 Matemática A) OU
  • (04 Economia, 19 Matemática A) OU
  • (07 Física e Química, 19 Matemática A)

Nota mínima de candidatura: 95 pontos

Prova de ingresso: 95 pontos

 

Fórmula de Cálculo:

  • Média do Ensino Secundário: 60%
  • Provas de ingresso: 40%

 

Plano de estudos