Ensino

Mestrado em Engenharia Informática

Mestrado em Engenharia Informática é um 2º ciclo de estudos de dois anos orientado para a formação de Engenheiros habilitados a intervir nas áreas da Engenharia Informática e das Tecnologias da Informação, compatível com os princípios de Bolonha. 

 A FCT NOVA é pioneira no ensino da Engenharia Informática em Portugal, aliando excelência de ensino e de investigação acumuladas em quase 50 anos de experiência. O Mestrado em Engenharia Informática da FCT NOVA forma Engenheiros Informáticos com uma preparação sólida para participar na construção dos sistemas e das tecnologias da informação do futuro.

 A Informática é vital para a sociedade moderna. As competências do Engenheiro Informático são essenciais em todas as empresas e organizações ligadas ao desenvolvimento de serviços, sistemas e produtos, em particular, nas que operam na área das Tecnologias da Informação. Recorrendo a competências avançadas em sistemas distribuídos, computação na Cloud, inteligência artificial e aprendizagem automática, média digital, engenharia de software, segurança, entre outras, os nossos Engenheiros desempenham atividades de inovação em áreas tão distintas como a Transformação Digital, a Agricultura Digital, a Saúde Pública e Medicina Personalizada, os Sistemas de Comunicações, a Ciber-segurança e a Privacidade.

Os docentes do curso possuem vasta experiência e capacidade de inovação, articulando o ensino com a investigação no Centro de Investigação de Excelência NOVA LINCS.

 O curso foi avaliado pela Ordem dos Engenheiros, tendo daí resultado a concessão, em julho de 2017,  do selo de qualidade EUR-ACE® por 6 anos; esta certificação é atribuída pela ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education) .

EUR-ACE

 

O curso é oferecido aos titulares de cursos de Licenciatura (1º ciclo) na área da Engenharia Informática ou afim, concedendo o grau de Mestre em Engenharia Informática (2 anos, 120 ECTS).

 

Objetivos

O Mestrado Integrado em Engenharia Informática tem como objetivo formar Engenheiros Informáticos de concepção habilitados a desenvolver atividades de projeto, liderança e inovação.

A estrutura flexível do curso da FCT NOVA permite adaptar a formação aos interesses dos alunos, fornecendo uma formação avançada sólida, complementada com a especialização em uma ou mais áreas.

Oferecemos uma visão moderna da formação de um Engenheiro Informático reconhecida pelo mercado. O nosso ensino estimula capacidades de concepção e implementação de soluções inovadoras e de qualidade, assim como a autonomia e adaptabilidade a novos desafios. 

O curso conclui com a Dissertação de Mestrado, trabalho individual de investigação e/ou desenvolvimento, podendo ser desenvolvida em contexto académico ou em colaboração académico-empresarial com uma forte componente de transferência tecnológica.

 

Nos últimos vinte anos, o Departamento de Informática da FCT NOVA graduou cerca de dois mil licenciados e mestres em Engenharia Informática.

 

Saídas Profissionais

Com empregabilidade plena, os Engenheiros Informáticos da FCT NOVA ocupam posições de liderança em empresas de referência nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, desenvolvendo carreiras com projeção internacional reconhecida e criando empresas inovadoras que operam no mercado global.

Os nossos antigos alunos atuam no desenvolvimento de serviços e produtos em áreas tão diversas, como por exemplo, a Internet, o Ambiente, as Artes, a Banca e Seguros, o Entretenimento, a Energia, a Medicina, as Telecomunicações e os Transportes.

 

Coordenação do curso

Professor Carlos Viegas Damásio 

Horário de atendimento: enviar email para agendar hora.

 

Comissão Científica e Pedagógica do curso

  

Secretariado

Candidaturas

Regras de Acesso 2021/22

Oferecido aos titulares de cursos de Licenciatura (1º ciclo) na área da Engenharia Informática ou afim

Mais informações e prazos de candidatura a anunciar brevemente. 

 

Plano de estudos