Faculdade

Ensino

Unidades Curriculares

 

O Curso de Doutoramento é constituído por unidades curriculares (UC) Obrigatórias e Optativas, que incluem UC Avançadas, de acordo com a distribuição seguinte:

  • UC Obrigatórias: "Seminários de Investigação" e "Comunicação Científica e Técnica", que são créditos obrigatórios mas realizados de entre as opções na Escola Doutoral da Nova; "Preparação do Plano de Tese" e "Tópicos e Métodos de Investigação".
  • UC Avançadas: Unidades curriculares do Programa de Doutoramento que abordam temas específicos nas áreas de Inteligência Artificial, Computação Gráfica e Multimédia, Sistemas e Redes de Computadores, Linguagens e Modelos de Programação, e Engenharia de Software;
  • Opção Livre: Estes créditos podem ser obtidos em UC Avançadas ou de outro Programa de Doutoramento da NOVA ou programas doutorais conjuntos (tais como o Dual Degree com CMU).

O Plano de Estudos para o 1º ano é o seguinte:

Unidades curriculares

Área científica

Tipo

Créditos

Observações

Seminário de Investigação

INF

Anual

3

Obrigatória

Comunicação Científica e Técnica

CC

Semestral

3

Optativa (a)

Preparação do Plano de Tese

INF

Anual

30

Obrigatória

Estudos Avançados

INF

Semestral

6

Optativa (b)

Opção Livre

OL

Semestral

6

Optativa (c)

Tópicos e Métodos de Investigação

INF

Anual

12

Obrigatória

(a) Os estudantes deverão obter 3 ECTS que poderão ser adquiridos através da frequência de unidades curriculares opcionais escolhidas de entre as oferecidas pela NOVA Escola Doutoral.

(b) Os estudantes devem realizar 6 ECTS de Estudos Avançados de entre as unidades curriculares indicadas na tabela seguinte ou outras das mesmas áreas científicas que venham a ser aprovadas pelo Conselho Científico.

(c) Opção Livre que inclui as Unidades Curriculares de Estudos Avançados.

 
As unidades curriculares de Estudos Avançados são as indicadas na tabela seguinte:

 

Unidades curriculares

 

Área científica

Tipo

Créditos

Observações

 

Inteligência Artificial

 

INF

Semestral

6

Optativa

 

Engenharia e Sistemas de Software

 

INF

Semestral

6

Optativa

 

Interação e Sistemas Multimédia

 

INF

Semestral

6

Optativa

Sistemas e Redes de Computadores

INF

Semestral

6

 

Optativa


A UC Comunicação Científica e Técnica beneficia da oferta alargada de unidades curriculares opcionais da Escola Doutoral da NOVA. Estas UCs são frequentadas por estudantes de programas doutorais de áreas diversas. A UC de Tópicos e Métodos de Investigação permite aos estudantes iniciar mais cedo e de forma sistemática os estudos em áreas essenciais e complementares do trabalho de investigação que realizam no percurso do programa doutoral, ficando com uma perspetiva abrangente das áreas e métodos de investigação em Informática. São realizados estudos acompanhados por um tutor/orientador sobre desafios de investigação em áreas relevantes, métodos, aproximações anteriores e formas de avaliação de impacto científico. A UC de Seminários de Investigação expõe os alunos aos tópicos de investigação apresentados nos Seminários do Departamento e Unidade de Investigação NOVA LINCS.
 
Os Estudos Avançados refletem a integração entre investigação científica e percurso curricular, com uma oferta integrada de UCs correspondente às áreas dominantes da unidade de investigação NOVA LINCS, associada ao Departamento de Informática. As unidades curriculares opcionais de Estudos Avançados são Inteligência Artificial, Engenharia e Sistemas de Software, Interação e Sistemas Multimédia e Sistemas e Redes de Computadores correspondem a áreas fundamentais da Informatica e são ajustadas ao número de estudantes do programa.