Computação e Informática no Verão

19-07-2020

Ciência Viva 2019

Entre  20-07-2020 a 31-07-2020, o Departamento de Informática da FCT NOVA com o NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics em parceria com a Agência Ciência Viva propõe a estudantes do secundário duas semanas de excitantes atividades de iniciação científica em informática e pensamento computacional.

A descoberta do mundo da informática e do pensamento computacional no Ciência Viva começa com algumas atividades que têm por objectivo a construção de um sistema interactivo inteligente.

Os tópicos deste estágio incluem o ensino das bases da programação, exploração de conceitos relacionados com a criptografia, a aprendizagem automática, a realidade virtual e os princípios da computação quântica.

Nas circunstâncias atuais, é proposto um modelo misto (presencial e remoto) que permite a alunos do ensino secundário e profissional interagir com os  investigadores do NOVA LINCS de forma interactiva e flexível. As atividades propostas consistem em atividades autónomas de aprendizagem prática, e um conjunto de palestras, ambas em modo remoto. A ação inclui também sessões presenciais ao longo das duas semanas do estágio.

Segunda, 20 Julho
10h - 12h Sessão de boas vindas na FCT NOVA
Apresentação do programa de estágio
Seminário sobre Inteligência Artificial

Terça, 21 Julho
10h - 12h Introdução à Programação

Quarta, 22 Julho
10h - 11h Webinar sobre a Herança de Alan Turing
11h - 12h Sessão de Exercícios

Quinta, 23 Julho
10h - 12h Introdução à Programação (Parte 2)

Sexta, 24 Julho
10h - 12h Computação Quântica na prática

Segunda, 27 Julho
10h - 12h Construção do Jogo SuperMario

Terça, 28 Julho
10h - 12h Introdução à Programação (Parte 3)

Quarta, 29 Julho
10h - 12h Programação de Redes Neuronais

Quinta, 30 Julho
10h - 12h Programação de Redes Neuronais (Parte 2)

Sexta, 31 Julho
10h - 12h Apresentação dos trabalhos dos participantes
Sessão de Encerramento

Medidas de segurança e prevenção COVID-19

Em todos os locais do campus da Faculdade são adotados os procedimentos de higienização e limpeza adequados à atual situação de Pandemia. A utilização de máscara de proteção de uso geral é obrigatória dentro campus.
Para a sessão presencial serão adotadas as seguintes medidas de prevenção gerais:
- utilização obrigatória de máscara de proteção de uso geral
- disponibilização de equipamentos para a higienização periodicamente e adequadamente as mãos
- garantia do distanciamento social entre os participantes