Faculdade

Notícias

Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação para estudante de doutoramento

12-02-2020

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação (BI) para estudante de doutoramento no âmbito do projecto FlexAgile/Dev4All/OutSystems (protocolo FCT/OutSystems), nas seguintes condições:

 

1.     Área Científica: Engenharia Informática

 

2.     Requisitos de admissão:

O candidato deve ter mestrado em Engenharia Informática e estar inscrito em programa de doutoramento em Engenharia Informática. São ainda fatores de preferência a experiência na aplicação de técnicas de análise de código, conhecimentos em linguagens de programação, semântica, sistemas de tipos, e conhecimentos fundamentais sobre evolução de software e modelos de controlo de versões.

 

3.     Plano de trabalhos: Durante o período da bolsa, o bolseiro deverá desenvolver modelo semântico de controlo de versões, um interpretador e compilador para linguagens de programação com noção semântica de versionamento de software.

 

4.     Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

5.     Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas Instalações do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor João Costa Seco.

 

6.     Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 (seis) meses, com início previsto em março de 2020. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

 

7.     Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1064, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

 

8.     Métodos de selecção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: numa primeira fase, será feita uma classificação (numa escala de 0 a 20) tendo em consideração a) avaliação curricular (35%) e b) experiência relevante para a execução do projeto (15%). Os três candidatos melhor classificados (desde que com classificação superior a 7 valores) serão convocados para uma entrevista, que a terá um peso de 50% na classificação final. A bolsa poderá não ser atribuída caso os candidatos apresentem qualidade inferior à requerida.

 

9.     Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Professor Doutor João Costa Seco

Vogais efetivos: Professor Doutor Bernardo Toninho, Professora Doutora Carla Ferreira

Vogais suplentes: Professor Doutor Luís Caires e Professor Doutor Nuno Preguiça.

 

10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados dos resultados finais da avaliação, através de correio eletrónico.

 

11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 28 de fevereiro de 2020.

 

As candidaturas devem ser enviadas por email para o endereço eletrónico joao.seco@fct.unl.pt, acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, comprovativo de inscrição no curso de 3º ciclo (Doutoramento), carta de motivação.