Concurso para atribuição de bolsas de doutoramento com componente de apoio letivo (2º semestre)

23-01-2020

O Departamento de Informática pretende atribuir bolsas de doutoramento com componente de apoio letivo (BDL) a alunos do programa de doutoramento em Informática da FCT NOVA para desenvolverem projetos de investigação e apoiarem o funcionamento de unidades curriculares de 1º e 2º ciclo lecionadas pelo Departamento de Informática.

Tipos de colaboração nesta chamada

1. Bolsas de suporte para alunos de doutoramento em fase de conclusão de tese, no valor total de 2.750€, com componente de apoio letivo durante o ano letivo 2019-2020;
  2. Bolsas de suporte para alunos de doutoramento com componente de apoio letivo no valor de 745€ por mês, com a duração de um semestre letivo, para acompanhamento das atividades do segundo semestre 2019-2020.

As bolsas do tipo 2) só podem ser atribuídas a alunos nos primeiros 5 anos do programa de doutoramento em Informática e sem acesso a outra fonte de financiamento (bolsa FCT/MEC, bolsa de projeto com financiamento da FCT NOVA, etc).

Plano de trabalhos

• Desenvolvimento de investigação no contexto do Programa de Doutoramento em Informática.
  • Apoio na lecionação de turnos de aulas práticas e horários de dúvidas nos termos do regulamento de bolsas do DI;
  • Apoio na preparação, acompanhamento e correção de trabalhos dos alunos;
  • Apoio na preparação e realização de testes e exames.

Requisitos dos candidatos

• Ser aluno do Programa de Doutoramento em Informática da FCT NOVA;
  • Gosto em lecionar disciplinas de Informática dos cursos da FCT NOVA;
  • Boa capacidade de comunicação, organização e forte sentido de responsabilidade.

Condições preferenciais

• Bom curriculum vitae (CV) escolar e complementar e vontade de completar os estudos no DI, incluindo a realização de dissertações científicas sob a orientação de membros do DI.
  • Disponibilidade, motivação ou experiência prévia para participar e apoiar atividades extra curriculares de promoção e divulgação do DI (participação em dias abertos, fóruns de promoção de atividades do DI, demonstrações de protótipos, exposições, etc).

Duração e Regime da Bolsa: A bolsa terá à duração de um ano letivo no caso das bolsas do tipo a) e as bolsas do tipo b) terão a duração de um semestre letivo, no decorrer do 2.º semestre do ano letivo 2019-2020, em regime de exclusividade, com início previsto durante o mês de março de 2020.

Legislação e regulamentação aplicável

Lei N.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (DR, 2.ª série, N.º 121, 25 junho 2012); Regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da FCT NOVA.

Documentos de Candidatura: carta de apresentação, curriculum vitae, parecer do orientador, evidência de experiência prévia de lecionação e de realização de trabalhos de introdução à investigação científica, quando existam, e outros elementos que facilitem uma decisão.

Submissão de candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas ao cuidado do Presidente do Departamento de Informática, através do email: di.secretariado@fct.unl.pt, com o assunto “candidatura Bolsa de Doutoramento com componente letiva”.

Prazo de candidaturas: 27 de janeiro a 10 de fevereiro de 2020.

Método de seleção: A metodologia de seleção será baseada na avaliação curricular

Composição do Júri de Seleção:

• Presidente: Prof. Doutor João Leite
  • Vogal: Prof. Doutor Pedro Barahona
  • Vogal: Prof. Doutor Luís Caires
  • Vogal: Prof. Doutor Nuno Preguiça
  • Vogal: Prof. Doutor Carlos Damásio

Notificação dos resultados: os concorrentes serão notificados através de email.