Ministro da Ciência visita o NOVA LINCS

27-07-2018

"Uma experiência muito boa! Para quem gosta de Ciências, é uma forma de ver como coisas com que trabalhamos no dia a dia funcionam, e para aquelas pessoas que não tem muito que fazer nas férias é uma boa forma de ocupar o seu tempo a aprender alguma coisa de útil", diz a Leonor, 14 anos, estudante do oitavo ano na Escola Secundária dos Olivais.

Os jovens estudantes que, durante esta semana, frequentaram o programa de estágios Ciência Viva no Laboratório do NOVA LINCS Departamento de Informática da FCT NOVA e do NOVA LINCS NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório, receberam hoje a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Presidente da Agência Ciência Viva, Rosalia Vargas, e comitiva.

Este ano apresentámos como novidade o estágio "Começar Cedo (a programar)" para alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico, através do programa piloto Começar Cedo, sob o mote  "Um programa de estágios com a duração de uma semana, inteiramente vocacionados para as Tecnologias e Competências Digitais enquadrado com práticas responsáveis para com a investigação e inovação científica, como por exemplo a paridade de género. "

O estágio "Começar cedo a programar" é uma introdução às várias áreas da computação através da construção de programas. Os alunos do 8º e 9º ano tiveram a oportunidade de explicar e demonstrar a toda a comitiva que acompanhou o Ministro, tudo o que aprenderam durante este estágio, desde pequenos jogos de computador, à inteligência artificial, robótica, internet das coisas e segurança informática, um tema diferente em cada dia.

O NOVA LINCS e o DI FCT NOVA tem oferecido estágios a grupos de alunos do Ensino Secundário para durante uma semana, nas férias de Verão, compreenderem os princípios da Informática e Ciências da Computação aplicados à construção de um verdadeiro jogo de computador.

Na atividade participaram investigadores e postdocs do NOVA LINCS, assim como inúmeros docentes e alunos de mestrado e doutoramento do Departamento de Informática da FCT NOVA.

O programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias tem como objectivo a aproximação dos jovens à realidade da investigação científica e tecnológica em diversas áreas do conhecimento.

Links associados

Ciência Viva na FCT NOVA termina com visita do Ministro Manuel Heitor

Ciência Viva no Laboratório (i9 Magazine Online)

Testemunho estudante Leonor Evangelista