Faculdade

Departamento

Oportunidades para estudantes

Neste espaço são divulgadas oportunidades para os alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e do Programa de Doutoramento em Informática, promovidas pelo Departamento de Informática e por empresas e outras entidades públicas ou privadas, que tenham iniciado e desenvolvido atividades de colaboração com o Departamento de Informática da FCT NOVA.   


Aviso de abertura de procedimento concursal

 

Título: Bolsa de investigação para mestre 

 

Referência: DT4ST/BI3

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para mestre inscrito em curso não conferente de grau académico no âmbito do Digital Twins (2025.00122.DT4ST, cc-0404020112), com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. através de fundos PRR, nas seguintes condições:

 

 

Área Científica: Engenharia Informática

 

Categoria/perfil dos destinatários:

 

Requisitos obrigatórios: Mestrado em Engenharia Informática. Estar inscrito num curso não conferente de grau académico em Engenharia Informática, sendo que devem os documentos comprovativos desta situação ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra.

 

Factores preferenciais:

 

Conhecimentos de modelos de património para visão por computador. Conhecimentos de sistema de pesquisa de imagens.

 

Plano de trabalhos:

 

 

O plano de trabalho centra-se no desenvolvimento e avaliação de métodos automáticos e semiautomáticos para o povoamento de modelos BIM/HBIM a partir de modelos 3D obtidos por varrimento laser ou fotogrametria. Pretende-se explorar pipelines de scan-to-BIM através de técnicas de machine learning e a reconstrução paramétrica de objetos. Está igualmente prevista a documentação sistemática dos resultados através da elaboração de relatórios técnicos, relatórios de progresso e artigo científico submetido a conferência ou revista internacional na área de Digital Heritage.

 

 

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de bolsas da Universidade Nova de Lisboa; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf);

 

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido em diversos locais previsto no projeto, de acordo com as necessidades, sob a orientação científica do Professor Doutor Nuno Correia, sendo a entidade contratante a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a entidade de acolhimento a unidade de investigação NOVA LINCS

 

Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá a duração de 4 meses. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a 1309,64 € tendo por referência a tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de selecção:

Será feita uma classificação, numa escala de 0 a 20, tendo em consideração a ponderação dos seguintes métodos de seleção: a) avaliação curricular (75%) e b) conhecimento prévio dos conceitos e tecnologias relevantes para a execução do projeto (25%). A bolsa poderá não ser atribuída caso as candidaturas não sejam adequadas.

 

Composição do Júri de Selecção:

 

Presidente: Doutor Nuno Manuel Robalo Correia, Professor Catedrático do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

 

Vogais efetivos:

- Doutora Márcia Gomes Vilarigues, Professora Associada com Agregação do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

- Doutor Rui Nóbrega, Professor Auxiliar do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

 

Vogais suplentes:

- Doutora Teresa Romão, Professora Associada do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

- Doutora Armanda Rodrigues, Professora Associada do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

O projecto de decisão da avaliação do júri será notificado, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, disponibilizando o acesso às actas e à lista de ordenação provisória.

Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Secretaria do Departamento de Informática através do endereçodi.secretariado@fct.unl.pt.

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 03/11/2025 a 14/11/2025.

 

Documentação a fornecer em sede de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, carta de motivação, cópia certificado de habilitações*, e comprovativo de inscrição em curso não conferente de grau académico numa instituição de ensino superior**.

 

No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus e a conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa. Estes podem ser podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato.

** No caso de, à data da candidatura, os candidatos não estarem inscritos num curso não conferente de grau académico numa instituição de ensino superior, devem os mesmos apresentar declaração sob compromisso de honra em como são elegíveis para inscrição nessa mesma oferta formativa, sendo que em fase de contratualização ser-lhes-á exigido que apresentem o comprovativo de inscrição.

 

Forma de apresentação das candidaturas:

 

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ao cuidado da Prof. Nuno Correia, para o endereço nmc@fct.unl.pt com cc para dtwins.ch@fct.unl.pt  e nova-lincs.sec@fct.unl.pt indicando a referência DT4ST/BI3.

 

Documentação a fornecer em sede de contratualização: Comprovativo de inscrição em curso não conferente de grau académico numa instituição de ensino superior.

  

Notice of Opening of Call for Applications

Title: Research grant for a master’s graduate enrolled in a non-degree course (1 position).

Reference: DT4ST/BI3

A call is now open for the award of 1 Research Scholarship a master’s graduate enrolled in a non-degree course, within the scope of the project Digital Twins (2025.00122.DT4ST, cc-0404020112), funded by the Foundation for Science and Technology (FCT), I.P. through PRR funds under the following conditions:

Scientific Area: Computer Science

Category/profile of applicants:

Mandatory requirements: Computer Science MSc. Be enrolled in a non-degree course. The documents proving this situation must be presented, at the latest, up to the stage of contracting the scholarship, and before that, they may be replaced by a declaration of honor.

 

Preferential factors:

 Knowledge of AI cultural heritage models for computer vision. Knowledge of image search systems.

 

Work plan:

The work plan focuses on the development and evaluation of automatic and semi-automatic methods for populating BIM/HBIM models from 3D models obtained through laser scanning or photogrammetry. It aims to explore scan-to-BIM pipelines using machine learning techniques and the parametric reconstruction of objects. The systematic documentation of results is also planned, through the preparation of technical and progress reports and a scientific article to be submitted to an international conference or journal in the field of Digital Heritage.

 

Applicable legislation and regulations:
Law no. 40/2004, of 18 August, as amended and republished by Decree-Law no. 202/2012, of 27 August (Statute of the Scientific Research Grant Holder), and subsequently amended by Decree-Law no. 233/2012, of 29 October, by Law no. 12/2013, of 29 January, by Decree-Law no. 89/2013, of 9 July, and by Decree-Law no. 123/2019, of 28 August; Scholarship Regulations of NOVA University Lisbon; Regulation of Research Scholarships of the Portuguese Foundation for Science and Technology, I.P., currently in force (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

Place of work:
The work will be carried out at various locations foreseen in the project, according to the needs, under the scientific supervision of Professor Nuno Correia. The contracting entity is the Faculty of Science and Technology of NOVA University Lisbon, with the host research unit being NOVA LINCS.

 

Duration of the scholarship(s):

The scholarship will last for 4 months. The contract may be renewed within the duration of the project.

 

Monthly maintenance allowance:
The scholarship corresponds to €1,309.64, according to the table of values of scholarships directly awarded by FCT, I.P. in Portugal, paid monthly by bank transfer.

 

Selection methods:
Applicants will be assessed on a scale from 0 to 20, based on the following weighting:
a) Curriculum evaluation (75%)
b) Prior knowledge of relevant concepts and technologies required for the project (25%)

The scholarship may not be awarded if the applications do not meet the required standards.

 

Selection Jury:

Chair:

Professor Nuno Manuel Robalo Correia, Full Professor, Department of Informatics, Faculty of Science and Technology, NOVA University Lisbon

Full members:

Professor Márcia Gomes Vilarigues, Associate Professor with Habilitation, Department of Conservation and Restoration, Faculty of Science and Technology, NOVA University Lisbon

Professor Rui Nóbrega, Professor Auxiliar do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Substitute members:

Professor Teresa Romão, Associate Professor, Department of Informatics, Faculty of Science and Technology, NOVA University Lisbon

Professor Armanda Rodrigues, Associate Professor, Department of Informatics, Faculty of Science and Technology, NOVA University Lisbon

 

Notification of results:
The draft decision of the jury will be communicated within 90 days of the application deadline, via email, granting access to the meeting minutes and the provisional ranking list.

After notification, candidates have 10 working days to comment on the draft decision, in the context of a prior hearing of the interested parties, as provided for in the Administrative Procedure Code. The final decision will be made after this period and again communicated to all candidates by email. Appeals may be lodged within 15 working days (to the email address used for notification), or, alternatively, an appeal may be submitted within 30 working days, addressed to the Secretariat of the Department of Computer Science via di.secretariado@fct.unl.pt.

 

Application period and submission method:
The call is open from 03/11/2025 to 14/11/2025.

 

Documentation to be submitted with the application:
Applications must include, without exception: Curriculum Vitae, motivation letter, copy of the academic degree certificate*, and proof of enrolment in a non-degree course at a higher education institution**.

*In the case of academic degrees awarded by foreign higher education institutions, and in order to ensure equal treatment of candidates holding foreign and national degrees, recognition of these degrees is mandatory, as well as conversion of the final classification into the Portuguese grading scale. These may be waived at the application stage and replaced by a declaration of honor by the candidate.

** If, at the time of application, candidates are not enrolled in a non-degree course at a higher education institution, they must submit a declaration of honor stating that they are eligible for enrolment in the respective programme. At the contracting stage, however, they will be required to present proof of enrolment.

 

Submission method:
Applications must be sent by email to Professor Nuno Correia at nmc@fct.unl.pt, with a copy to dtwins.ch@fct.unl.pt and nova-lincs.sec@fct.unl.pt, indicating the reference DT4ST/BI3.

Documentation to be submitted at the contracting stage:
Proof of enrolment in a non-degree course at a higher education institution.

 

 

 
 

 

Aviso de abertura de procedimento concursal

Título: Bolsa de investigação para estudante de doutoramento (1 vaga).

 Referência: DT4ST/BI2

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para estudante de doutoramento no âmbito do Projeto Digital Twins (2025.00122.DT4ST), com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. através de fundos PRR, nas seguintes condições:

  

Área Científica: Engenharia Informática

 

Categoria/perfil dos destinatários:

 Requisitos obrigatórios: Mestrado em Engenharia Informática. Frequentar doutoramento em Engenharia Informática, sendo que devem os documentos comprovativos desta situação ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra.

 

Factores preferenciais:

Candidatos com conhecimentos de computação gráfica e programação em Unity, nomeadamente no desenvolvimento de aplicações interativas de realidade mista (XR, AR, VR), familiaridade com integração de sensores e interfaces multimodais, capacidade de trabalho em equipa interdisciplinar.

 

Plano de trabalhos:

O plano de trabalhos centra-se no desenvolvimento de aplicações de realidade mista (XR, AR, VR) orientadas para a valorização e exploração interativa do património cultural. As atividades incluem o design, implementação e otimização de aplicações que combinem computação gráfica, narrativas digitais e interfaces multimodais, promovendo novas formas de fruição e interpretação do património. O trabalho envolverá também a avaliação e testes com utilizadores, em contextos laboratoriais e em locais patrimoniais, para aferir a usabilidade, imersão e impacto das experiências desenvolvidas. Adicionalmente, o bolseiro participará na redação de relatórios técnicos e artigos científicos, em português e inglês, contribuindo para a disseminação dos resultados em conferências e publicações especializadas.

 

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de bolsas da Universidade Nova de Lisboa; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf);

 

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido em diversos locais previsto no projeto, de acordo com as necessidades, sob a orientação científica dos Professores Doutores Nuno Correia e Márcia Vilarigues, sendo a entidade contratante a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e as entidades de acolhimento as unidades de investigação NOVA LINCS e VICARTE.

 

Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá a duração de 5 meses. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a 1309,64 € tendo por referência a tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária. O montante mensal da bolsa poderá ser majorado pela instituição de acolhimento.

 

Métodos de selecção:

Será feita uma classificação, numa escala de 0 a 20, tendo em consideração a ponderação dos seguintes métodos de seleção: a) avaliação curricular (75%) e b) conhecimento prévio dos conceitos e tecnologias relevantes para a execução do projeto, comprovado por entrega de portefólio (25%). A bolsa poderá não ser atribuída caso as candidaturas não sejam adequadas.

 

Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Doutor Nuno Manuel Robalo Correia, Professor Catedrático do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Vogais efetivos:

- Doutora Márcia Gomes Vilarigues, Professora Associada com Agregação do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

- Doutor Rui Nóbrega, Professor Auxiliar do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Vogais suplentes:

- Doutora Teresa Romão, Professora Associada do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

- Doutora Armanda Rodrigues, Professora Associada do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

O projecto de decisão da avaliação do júri será notificado, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, disponibilizando o acesso às actas e à lista de ordenação provisória.

Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Secretaria do Departamento de Informática através do endereçodi.secretariado@fct.unl.pt.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 17/10/2025 a 30/10/2025.

 

Documentação a fornecer em sede de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, carta de motivação, portefólio, cópia certificado de habilitações*, e comprovativo de inscrição em programa de doutoramento**.

 

*No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus e a conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa.

** Estes podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, sendo que em fase de contratualização ser-lhes-á exigido que apresentem o comprovativo de inscrição.

 

Forma de apresentação das candidaturas:

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ao cuidado da Prof. Nuno Correia, para o endereço nmc@fct.unl.pt com cc para dtwins.ch@fct.unl.pt  e nova-lincs.sec@fct.unl.pt indicando a referência DT4ST/BI2.

 

Documentação a fornecer em sede de contratualização: Comprovativo de inscrição em programa de doutoramento.

 

Notice of Opening of Call for Applications

Title: Research grant for a PhD student (1 position).

Reference: DT4ST/BI2

 

A call is now open for the award of 1 Research Scholarship a master’s graduate enrolled in a non-degree course or a doctoral student, within the scope of the project Digital Twins (2025.00122.DT4ST, cc-0404020112), funded by the Foundation for Science and Technology (FCT), I.P. through PRR funds under the following conditions:

 

Scientific Area: Computer Science

 

Category/profile of applicants:

Mandatory requirements: Computer Science MSc. Be enrolled in a Computer Science doctoral program. The documents proving this situation must be presented, at the latest, up to the stage of contracting the scholarship, and before that, they may be replaced by a declaration of honor.

 

Preferential factors:

 Preference will be given to candidates with knowledge of computer graphics and Unity programming, particularly in the development of interactive mixed reality applications (XR, AR, VR), familiarity with sensor integration and multimodal interfaces.

 

Work plan:

The work plan focuses on the development of mixed reality applications (XR, AR, VR) aimed at the enhancement and interactive exploration of cultural heritage. Activities include the design, implementation, and optimization of applications that combine computer graphics, digital storytelling, and multimodal interfaces, promoting new ways of experiencing and interpreting heritage. The work will also involve user evaluation and testing, in both laboratory and heritage site contexts, to assess the usability, immersion, and impact of the developed experiences. Additionally, the fellow will contribute to the writing of technical reports and scientific articles, in Portuguese and English, helping to disseminate the results through conferences and specialized publications.

  

Applicable legislation and regulations:
Law no. 40/2004, of 18 August, as amended and republished by Decree-Law no. 202/2012, of 27 August (Statute of the Scientific Research Grant Holder), and subsequently amended by Decree-Law no. 233/2012, of 29 October, by Law no. 12/2013, of 29 January, by Decree-Law no. 89/2013, of 9 July, and by Decree-Law no. 123/2019, of 28 August; Scholarship Regulations of NOVA University Lisbon; Regulation of Research Scholarships of the Portuguese Foundation for Science and Technology, I.P., currently in force (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

Place of work:
The work will be carried out at various locations foreseen in the project, according to the needs, under the scientific supervision of Professors Nuno Correia and Márcia Vilarigues. The contracting entity is the Faculty of Science and Technology of NOVA University Lisbon, with the host research units being NOVA LINCS and VICARTE.

 

Duration of the scholarship(s):

The scholarship will last for 5 months. The contract may be renewed within the duration of the project.


 


Concurso para a atribuição de uma bolsa Bolsa de Investigação em
Engenharia Informática

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no projeto SMART-CRM, referência 2024.07664.IACDC, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia , nas seguintes condições:

Área Científica: Informática

 

Requisitos de admissão:

  • O candidato deve ser Licenciado em Informática (ou área afim) ou ter concluído os três primeiros anos de um Mestrado Integrado em Informática (ou área afim), com média igual ou superior a 14 valores.
  • O candidato deve estar inscrito em curso de Mestrado em Engenharia Informática (ou área afim).

 

Plano de trabalhos:

  • O bolseiro irá desenvolver soluções escaláveis e eficientes para streaming de informação descentralizadas, que podem ser utilizadas para colecionar dados ou instruções de gestão de um sistema distribuído de grande escala.
  • Desenvolver uma aplicação para exercitar a solução desenvolvida.
  • Apoiar em atividades práticas de conceção e implementação de protótipos e demonstradores de soluções desenvolvidas assim como na validação experimental dessas soluções.
  • Apoiar na redação de relatórios técnicos e artigos a descrever o trabalho realizado e os resultados alcançados.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Carlos Antunes Leitão.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 10 meses, com início previsto em maio de 2025, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 24 meses, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.040,98 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de selecção:

  • Qualidade do CV académico, incluindo média do curso, média atual, classificações em Unidades Curriculares relevantes ao projeto, e outras atividades desenvolvidas que demonstrem experiência relevante para a execução do plano de trabalhos (75%).
  • Carta de motivação (25%).
  • Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. João Carlos Antunes Leitão
Vogal: Prof. Kevin GallagherVogal:
Prof. Nuno Manuel Ribeiro Preguiça

Suplente: Prof. Carla Ferreira
Suplente: Prof. João Leite

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 17 de abril de 2025.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no de Mestrado em Engenharia Informática, Carta de Motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jc.leitao@fct.unl.pt em que no assunto deve ser referida a referência SMART-CRM-BI-4

 


Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação em
Engenharia Informática

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no projeto SMART-CRM, referência 2024.07664.IACDC, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia , nas seguintes condições:

 

Área Científica: Informática

 

Requisitos de admissão:

  • O candidato deve ser Licenciado em Informática (ou área afim) ou ter concluído os três primeiros anos de um Mestrado Integrado em Informática (ou área afim), com média igual ou superior a 14 valores.
  • O candidato deve estar inscrito em curso de Mestrado em Engenharia Informática (ou área afim).

 

Plano de trabalhos:

  • Estudar e desenvolver soluções de armazenamento colaborativo distribuídas capazes de lidar com participantes bizantinos, de forma a suportar uma larga variedade de sistemas distribuídos.
  • Desenvolver uma aplicação para exercitar a solução desenvolvida.
  • Apoiar em atividades práticas de conceção e implementação de protótipos e demonstradores de soluções desenvolvidas assim como na validação experimental dessas soluções.
  • Apoiar na redação de relatórios técnicos e artigos a descrever o trabalho realizado e os resultados alcançados.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Carlos Antunes Leitão.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 10 meses, com início previsto em maio de 2025, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 24 meses, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.040,98 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de selecção:

  • Qualidade do CV académico, incluindo média do curso, média atual, classificações em Unidades Curriculares relevantes ao projeto, e outras atividades desenvolvidas que demonstrem experiência relevante para a execução do plano de trabalhos (75%).
  • Carta de motivação (25%).

 Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. João Carlos Antunes Leitão

Vogal: Prof. Kevin Gallagher Vogal:

Prof. Nuno Manuel Ribeiro Preguiça

Suplente: Prof.ª Carla Ferreira
Suplente: Prof. João Leite

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 17 de abril de 2025.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no de Mestrado em Engenharia Informática, Carta de Motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jc.leitao@fct.unl.pt em que no assunto deve ser referida a referência SMART-CRM-BI-3

 


Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação em
Engenharia Informática

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no projeto SMART-CRM, referência 2024.07664.IACDC, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia , nas seguintes condições:

 

Área Científica: Informática

Requisitos de admissão:

  • O candidato deve ser Licenciado em Informática (ou área afim) ou ter concluído os três primeiros anos de um Mestrado Integrado em Informática (ou área afim), com média igual ou superior a 14 valores.
  • O candidato deve estar inscrito em curso de Mestrado em Engenharia Informática (ou área afim).

 Plano de trabalhos:

  • O bolseiro irá trabalhar no desenvolvimento e integração de novos mecanismos para assegurar a privacidade de dados, incluindo técnicas baseadas em K-Anonymity e l-diversity.
  • Integração das soluções propostas numa biblioteca integrável com vários tipos de aplicações.
  • Apoiar em atividades práticas de conceção e implementação de protótipos e demonstradores de soluções desenvolvidas assim como na validação experimental dessas soluções.
  • Apoiar na redação de relatórios técnicos e artigos a descrever o trabalho realizado e os resultados alcançados.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor Nuno Manuel Ribeiro Preguiça.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 10 meses, com início previsto em maio de 2025, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 24 meses, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.040,98 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de selecção:

  • Qualidade do CV académico, incluindo média do curso, média atual, classificações em Unidades Curriculares relevantes ao projeto, e outras atividades desenvolvidas que demonstrem experiência relevante para a execução do plano de trabalhos (75%).
  • Carta de motivação (25%).

  Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. João Carlos Antunes Leitão

Vogal: Prof. Kevin Gallagher

Vogal: Prof. Nuno Manuel Ribeiro Preguiça

Suplente: Prof.ª Carla Ferreira
Suplente: Prof. João Leite

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 17 de abril de 2025.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no de Mestrado em Engenharia Informática, Carta de Motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jc.leitao@fct.unl.pt em que no assunto deve ser referida a referência SMART-CRM-BI-2


 

 

 Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação em

Engenharia Informática

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no projeto SMART-CRM, referência 2024.07664.IACDC, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia , nas seguintes condições:

 Área Científica: Informática

 Requisitos de admissão:

  • O candidato deve ser Licenciado em Informática (ou área afim) ou ter concluído os três primeiros anos de um Mestrado Integrado em Informática (ou área afim), com média igual ou superior a 14 valores.
  • O candidato deve estar inscrito em curso de Mestrado em Engenharia Informática (ou área afim).

 Plano de trabalhos:

  • O bolseiro irá trabalhar no desenvolvimento e integração de novas abstrações distribuídas capazes de suportar de forma eficiente e robustas diversas arquiteturas distribuídas e potencialmente descentralizadas.
  • Apoiar no desenvolvimento de frameworks para o desenvolvimento de sistemas distribuídos robustos e eficientes.
  • Apoiar em atividades práticas de conceção e implementação de protótipos e demonstradores de soluções distribuídas assim como na validação experimental dessas soluções.
  • Apoiar na redação de relatórios técnicos e artigos a descrever o trabalho realizado e os resultados alcançados.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Carlos Antunes Leitão

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 10 meses, com início previsto em maio de 2025, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 24 meses, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.040,98 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de selecção:

 Qualidade do CV académico, incluindo média do curso, média atual, classificações em Unidades Curriculares relevantes ao projeto, e outras atividades desenvolvidas que demonstrem experiência relevante para a execução do plano de trabalhos (75%).

  • Carta de motivação (25%).

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. João Carlos Antunes Leitão

Vogal: Prof. Kevin Gallagher

Vogal: Prof. Nuno Manuel Ribeiro Preguiça

Suplente: Prof.ª Carla Ferreira
Suplente: Prof. João Leite

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 17 de abril de 2025.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no de Mestrado em Engenharia Informática, Carta de Motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jc.leitao@fct.unl.pt em que no assunto deve ser referida a referência SMART-CRM-BI-1

 


 Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação em Informática

– Segurança em Sistemas Distribuídos

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação no projeto SMART-CRM, referência 2024.07664.IACDC, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia , nas seguintes condições:

 

Área Científica: Informática

 

Requisitos de admissão:

  • O candidato deve estar inscrito em curso de Licenciatura em Informática.
  • O candidato deve ter uma média atual de curso igual ou superior a 16 valores.

 Plano de trabalhos:

  • Estudar e desenvolver metodologias automáticas para a deteção (e correção) de vulnerabilidades em sistemas distribuídos com enfâse em arquiteturas de micro-serviços.
  • Realizar uma implementação de referência da solução desenvolvida.
  • Avaliar experimentalmente a solução propostas comparando com o estado da arte.
  • Auxiliar na redação de relatórios técnicos e artigos a descrever o trabalho.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Carlos Antunes Leitão.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 09 meses, com início previsto em maio de 2025, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 12 meses, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 651,12€, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de selecção:

Qualidade do CV académico, incluindo média do curso, classificações em Unidades Curriculares relevantes ao projeto, e outras atividades desenvolvidas.
Carta de motivação.

 

 Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof. João Carlos Antunes Leitão

Vogal: Prof. Kevin Gallagher

Vogal: Prof. Nuno Manuel Ribeiro Preguiça

Suplente: Prof.ª Carla Ferreira
Suplente: Prof. João Leite

 

 Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 

 Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 17 de abril de 2025.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no curso de Licenciatura em Engenharia Informática numa Instituição de Ensino Superior, Carta de Motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jc.leitao@fct.unl.pt em que no assunto deve ser referida a referência SMART-CRM-BII-3.

 


Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação em Informática

– Segurança e Privacidade em Sistemas Distribuídos

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação no projeto SMART-CRM, referência 2024.07664.IACDC, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia , nas seguintes condições:

 Área Científica: Informática

 Requisitos de admissão:

  • O candidato deve estar inscrito em curso de Licenciatura em Informática.
  • O candidato deve ter uma média atual de curso igual ou superior a 16 valores.

 Plano de trabalhos:

  • Estudar e desenvolver soluções distribuídas capazes de melhorar as garantiras de privacidade dos utilizadores na Internet, potencialmente através de integrações com o sistema Tor.
  • Realizar uma implementação de referência da solução desenvolvida.
  • Avaliar experimentalmente a solução propostas comparando com o estado da arte.
  • Auxiliar na redação de relatórios técnicos e artigos a descrever o trabalho.        
  •                                                   

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

 Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor Kevin Gallagher.

 

 Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 09 meses, com início previsto em maio de 2025, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 12 meses, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

 

 Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 651,12€, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

 Métodos de selecção:

Qualidade do CV académico, incluindo média do curso, classificações em Unidades Curriculares relevantes ao projeto, e outras atividades desenvolvidas.
Carta de motivação.

 Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof. João Carlos Antunes Leitão

Vogal: Prof. Kevin Gallagher

Vogal: Prof. Nuno Manuel Ribeiro Preguiça

Suplente: Prof. Carla Ferreira

Suplente: Prof. João Leite

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 

 Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 17 de  Abril de 2025.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no curso de Licenciatura em Engenharia Informática numa Instituição de Ensino Superior, Carta de Motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jc.leitao@fct.unl.pt em que no assunto deve ser referida a referência SMART-CRM-BII-2

 


Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação em Informática

– Arquiteturas de Sistemas Distribuídos

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação no projeto SMART-CRM, referência 2024.07664.IACDC, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia , nas seguintes condições:

 

Área Científica: Informática

 

Requisitos de admissão:

  • O candidato deve estar inscrito em curso de Licenciatura em Informática.
  • O candidato deve ter uma média atual de curso igual ou superior a 16 valores.

 Plano de trabalhos:

  • Desenvolver protocolos de filiação distribuídos capazes de se adaptarem a ambientes dinâmicos e complexos, baseados em vistas parciais dos sistemas.
  • Realizar uma implementação de referência da solução desenvolvida.
  • Avaliar experimentalmente a solução propostas comparando com o estado da arte.
  • Auxiliar na redação de relatórios técnicos e artigos a descrever o trabalho.                                                                

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Carlos Antunes Leitão.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 09 meses, com início previsto em maio de 2025, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 12 meses, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 651,12€, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 Métodos de selecção:

  • Qualidade do CV académico, incluindo média do curso, classificações em Unidades Curriculares relevantes ao projeto, e outras atividades desenvolvidas.
  • Carta de motivação.

 Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof. João Carlos Antunes Leitão

Vogal: Prof. Kevin Gallagher

Vogal: Prof. Nuno Manuel Ribeiro Preguiça

Suplente: Prof.ª Carla Ferreira
Suplente: Prof. João Leite

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 17 de abril de 2025.

 As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no curso de Licenciatura em Engenharia Informática numa Instituição de Ensino Superior, Carta de Motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

  

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jc.leitao@fct.unl.pt em que no assunto deve ser referida a referência SMART-CRM-BII-1


Concurso para a atribuição de uma bolsa Bolsa de Doutoramento (BD)

Projeto HEDGE: Digitization of Cultural Heritage

 

Referência: Hedge/BD1[R1] 

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Doutoramento (BD) no projeto de digitalização do património HEDGE (cc-12040302), cuja entidade financiadora é a Património Cultural, IP, nas seguintes condições:

 

  1. Área Científica: Informática

 

  1. Categoria/perfil dos destinatários:

 

Requisitos obrigatórios: Mestre em Informática, com média igual ou superior a 14. Os candidatos devem estar atualmente a frequentar (ou ser elegíveis para frequentar, no presente ano letivo) um curso de Doutoramento com forte componente de investigação em Informática.

 

Requisitos Preferenciais: São ainda fatores de preferência experiência em: Unity (XR Toolkit, OpenXR), OpenXR, SteamVR, Procedural Mesh Generation.

 

  1. Plano de trabalhos:

Durante o período da bolsa, pretende-se que a(o) bolseira(o):

  • Explore técnicas de digitalização 3D de espaços museológicos
  • Explore e implemente técnicas de conversão de fotos 360° para modelos 3D detalhados
  • Crie e converta salas de museus em modelos adequados para exploração em Realidade Virtual
  • Adicione interações com objetos, NPCs educativos e mecânicas de gamificação.
  • Crie um demo interativo, documentar o projeto e explorar parcerias com outros museus.
  • Participe nas atividades do grupo de investigação.

                                                                             

  1. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://files.diariodarepublica.pt/2s/2019/12/241000000/0009100105.pdf ).

 

  1. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor Rui Nóbrega

 

  1. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses renovável por mais 6 meses, com início previsto em 15 abril de 2025, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 1ano, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

 

  1. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.309,64 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

  1. Métodos de selecção: Será feita uma classificação, numa escala de 0 a 20, tendo em consideração a ponderação dos seguintes métodos de seleção:  a) avaliação curricular (50%), b) conhecimento prévio dos conceitos e tecnologias relevantes para a execução do projeto (50%).  A bolsa não será atribuída caso as candidaturas não sejam adequadas.

 

  1. Composição do Júri de Selecção

Presidente: Prof. Rui Nóbrega

Vogal: Prof. Nuno Correia

Vogal: Prof. David Semedo

Suplente: Prof. Armanda Rodrigues
Suplente: Prof. Teresa Romão

 

  1. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 

  1. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 14 de abril de 2025.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição** em Doutoramento e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 

** No caso de, à data da candidatura, os candidatos não estarem inscritos em Doutoramento, devem apresentar declaração sob compromisso de honra em como são elegíveis para inscrição nessa mesma oferta formativa, sendo que em fase de contratualização ser-lhes-á exigido que apresentem o comprovativo de inscrição. A bolsa apenas pode ser atribuída se o candidato não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações previstas no aviso, um período acumulado de 4 anos, seguido ou interpolado, nesse tipo de bolsa.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: rui.nobrega@fct.unl.pt indicando a referência Hedge/BD1[R3] .

 

 


 

 Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação em Engenharia Informática

 Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no projeto LAND IT, referência PROTOCOLO FCT / CM MAÇÃO-LAND IT - 04040115, financiado pela CM de Mação, nas seguintes condições:

 Área Científica: Informática

 Requisitos de admissão: Licenciado(a) em Informática, inscrito em curso de Mestrado em Informática.

 Plano de trabalhos:

O LAND IT (Land ANalisys and Design of the Integrated areas of the Territory) é um sistema de apoio à decisão, no formato de aplicação web, que pretende auxiliar na criação e gestão das áreas integradas da gestão da paisagem. Ao longo deste processo são criados vários cenários, ou seja, propostas de ordenamento, que podem ser partilhados entre utilizadores.

- Assim, pretende-se que o sistema inclua a funcionalidade de edição simultânea de cenários, em que um utilizador cria um cenário e partilha-o com um ou vários utilizadores e todos podem fazer alterações em tempo real.

- Outros aspetos colaborativos incluem a integração de comentários e anotações com um sistema de chat e notificações em tempo real.

- Deve assegurar tanto a componente server side como a componente client side.

O(A) bolseiro(a) deve ainda assegurar a migração para um servidor na cloud com instâncias de teste e de produção, implementando um sistema de backup diário e o correspondente sistema de recuperação.

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Carlos Gomes Moura Pires.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 5 meses, com início previsto em maio de 2025, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 1 ano, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.040,98 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os candidatos serão ordenados pela média de curso da Licenciatura em Engenharia Informática, seguidamente com a média da componente académica do Mestrado em Engenharia Informática. As condições preferências são sólidos conhecimentos de Visualização Analítica de Dados, e de Modelação de Dados incluindo sistemas de informação geográfica.

  1. Numa primeira fase, será feita uma classificação (numa escala de 0 a 20) tendo em consideração:

a) avaliação curricular (45%);

b) experiência relevante para a execução do projeto (15%).

 

Os três candidatos melhor classificados, desde que com classificação superior ou igual a 16 valores em cada uma das componentes a) e b), serão convocados para uma entrevista, que terá um peso de 40% na classificação final.

A bolsa poderá não ser atribuída caso os candidatos apresentem qualidade inferior à requerida.

 Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof. João Carlos Gomes Moura Pires

Vogal: Prof. Carlos Augusto Isaac Piló Viegas Damásio

Vogal: Prof. Fernando Pedro Reino da Silva Birra

Suplente: Prof. Rui Pedro da Silva Nóbrega
Suplente: Prof. João Alexandre Carvalho Pinheiro Leite

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data-limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 14 de abril de 2025.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no de Mestrado em Engenharia Informática e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jmp@fct.unl.pt 


 Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (a)

 Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação no Projeto Vision Box, em desenvolvimento na FCT NOVA, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Informática

2. Requisitos de admissão:

Mestrado numa área de Engenharia e Tecnologia, com média igual ou superior a 18. Os candidatos devem estar atualmente a frequentar (ou ser elegíveis para frequentar, no presente ano letivo) um curso de Mestrado em Informática ou equivalente. Serão valorizados conhecimentos em Recuperação de Informação, Mineração e Pesquisa de Dados Web, Aprendizagem Automática e Aprendizagem Profunda.

3. Plano de trabalhos: O plano de trabalhos para esta posição é o seguinte:

Resumo do trabalho relacionado;

Investigação de métodos e algoritmos de alinhamento de visão e linguagem com garantias de segurança;

Desenho do protocolo de avaliação experimental das soluções implementadas;

Escrita de relatórios periódicos.                                                                         

4. Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Magalhães.

6. Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração de 9 meses, com início previsto em Março de 2025 e será eventualmente renovável.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a 1309,64 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de selecção:

Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: Curriculum Vitae em Informática (20%), conhecimentos em Mineração e Pesquisa de Dados Web (20%), Recuperação de Informação (20%), Aprendizagem Automática (10%), Aprendizagem Profunda (20%), conhecimentos de programação em Python (10%).

9. Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof João Magalhães

Vogal: Prof. Nuno Correia;

Vogal Prof. David Semedo

Suplente: Prof. Sofia Cavaco

Suplente: Prof. Rui Nóbrega

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 12 de Fevereiro a 25 de Fevereiro de  2025.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no Mestrado e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jm.magalhaes@fct.unl.pt.


Informamos que as candidaturas para o Graduates Programme 2025 da KPMG Portugal já se encontram abertas! Este programa destina-se a estudantes finalistas que queiram integrar o mercado de trabalho e estejam à procura da sua primeira oportunidade profissional.

Gostaríamos de salientar que a KPMG tem o compromisso com a Inclusão, Diversidade e Equidade, pelo que pedimos que estas oportunidades sejam divulgadas junto de alunos que se enquadrem nestes perfis, de modo a promovermos uma candidatura mais inclusiva.

Partilhamos convosco, o email com a nossa campanha de comunicação e solicitamos a vossa colaboração na sua divulgação, para alcançarmos o maior número possível de estudantes interessados.

Nos casos aplicáveis, procederemos também à publicação nos portais de oportunidades/emprego das respetivas instituições de ensino.


 Engenheiro de Dados, no âmbito do AgriTechEdu.

O Instituto Superior de Agronomia Herbário (ISA) está à procura do melhor candidato para o desenvolvimento e implementação de um repositório de dados científicos. Esta pessoa será responsável pela criação da plataforma que agrega, preserva e serve os dados produzidos pelos sensores e equipamentos resultantes dos investimentos do Projecto AgriTechEdu, e de outras iniciativas de ensino e investigação no ISA. Esta é uma oferta de trabalho aliciante, por proporcionar a aprendizagem e desenvolvimento da integração de dados de múltiplas fontes e naturezas, associados às ciências agrárias e recursos naturais. Espera-se que esta posição seja uma alavanca importante na transição digital no ISA.

O trabalho envolve também uma interação próxima com os professores, investigadores e alunos do ISA, através de acções de formação e promoção de melhores práticas. Espera-se que a plataforma se torne uma ferramenta importante no apoio às actividades lectivas dos cursos de graduação e pós-graduação do ISA.

A data limite para candidatura é 19/12/2024. Toda a informação está disponível em https://www.isa.ulisboa.pt/daf/nrh/concursos/nao-docentes/tecnico-superi....


 

Bolsas de Investigação
em
Algoritmos de Multimodal AI

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de quatro Bolsas de Investigação no centro de custos “RESULTADOS H - iFetch – 04040313”, em desenvolvimento na FCT NOVA, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Informática

2. Requisitos de admissão: Licenciatura em Informática, ou similar, com média igual ou superior a 14. Conhecimentos em Recuperação de Informação, Mineração e Pesquisa de Dados Web, Aprendizagem Automática e Aprendizagem Profunda.

• Plano de trabalhos:
• Resumo do trabalho relacionado;
• Investigação de métodos e algoritmos de modelação semântica de informação multimodal;
• Desenho do protocolo de avaliação experimental das soluções implementadas;
• Escrita de relatórios periódicos.

3. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

4. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da NOVA FCT, Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Magalhães.

5. Duração das bolsas: As bolsas terão a duração de 6 meses, com possibilidade de renovação, e com início previsto em setembro de 2024.

6. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 990,98 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

7. Métodos de seleção: Curriculum Vitae em Informática (20%), conhecimentos em Mineração e Pesquisa de Dados Web (20%), Recuperação de Informação (20%), Aprendizagem Automática (10%), Aprendizagem Profunda (20%), conhecimentos de programação em Python (10%).

8. Composição do Júri de Selecção:
Presidente: Prof. João Magalhães
Vogal: Prof. Nuno Correia
Vogal: Prof. David Semedo

Suplente: Prof.ª Sofia Cavaco
Suplente: Prof. Nuno Preguiça

9. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

10. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de julho a 9 de agosto de 2024.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações* e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jm.magalhaes@fct.unl.pt.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto.

 


Bolseiro de investigação em
Informática

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no projeto Smarty, referência 2022.09138.PTDC, financiado pela FCT.IP, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Informática

Requisitos de admissão: Licenciado em Informática, com média igual ou superior a 16,valores, inscrição em curso de Mestrado em Informática, tendo obtido classificação de pelo menos 18 valores das Unidades Curriculares relacionadas com Construção e Validação de Software.

 Plano de trabalhos:

  - Familiarização e estudo das ferramentas Cameleer e da plataforma EVM

  - Desenvolvimento de uma semântica operacional verificada, em Cameleer,

    para um conjunto de instruções EVM

  - Formalização de um conjunto de propriedades de correção e segurança para

    a execução de programas na EVM

  - Desenho de um conjunto representativo de casos de estudo de programas

    Solidity formalmente verificados, através de tradução para a plataforma

    EVM desenvolvida

  - Escrita e submissão de um artigo científico

 Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor António Ravara.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 1 de Setembro de 2024, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 2 anos, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

 Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 990,98€, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 Métodos de selecção: avaliação curricular.

 Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof. António Ravar

Vogal: Prof. Mário Pereira

 Vogal: Dr. Marco Giunti

 Suplente: Prof. Bernardo Toninho
 Suplente: Prof. João Costa Seco

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 a 23 de Julho de 2024.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no de Mestrado em Engenharia Informática e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

  

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: aravara@fct.unl.pt

 

 

 

 

 

 

 

 


 Engenharia Informática - Técnico Superior

SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. 

Para integrar a área de Sistemas e Tecnologias de Informação (M/F).

O objetivo será garantir o bom funcionamento dos sistemas nomeadamente servidores,
equipamentos ativos de rede, soluções de segurança e disponibilidade das aplicações de
forma a garantir os SLA pré-estabelecidos.

PRINCIPAIS TAREFAS:
Integrar a área de Administração de Sistemas de Informação para colaborar na elaboração
da estratégia, no desenho da arquitetura, implementação e manutenção dos Sistemas
Microsoft, das soluções Networking e Segurança.

PERFIL PRETENDIDO:
• Licenciatura (pré-bolonha) ou mestrado (pós-bolonha), sendo preferencial Engenharia
Informática;
• Formação e experiência mínima de 5 anos com administração de Sistemas operativos
e ambientes Microsoft Windows Server/AD/Exchange/System Center SCCM/Hyper-V
(valorizado);
• Formação e experiência em Microsoft 365 (Endpoint Manager, Exchange Online, MFA,
Azure AD, Sharepoint e Teams);
• Formação e conhecimentos comprovados em configuração e manutenção de redes e
sistemas segurança;
• Certificações valorizadas: Microsoft, Cisco (ou equivalente) e Checkpoint (ou
equivalente);
• Perfil dinâmico, com iniciativa e bom relacionamento interpessoal;
• Capacidades de comunicação, de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
• Fluência oral e escrita na língua inglesa.

OFERECEMOS:
• Oportunidade de integrar uma equipa dinâmica e com acesso a tecnologias e serviços
diversificados que visam otimizar a eficácia, quer das áreas operacionais, como de
suporte.
• Inseridos num grupo de dimensão nacional, oferecemos um pacote salarial e de regalias
abrangente e competitivo.

LOCAL TRABALHO:
Península de Setúbal.
Os/as candidatos/as interessados/as devem enviar a sua candidatura acompanhada por
Curriculum Vitae e pelo Certificado de Habilitações até 8 dias após a publicação do presente
anúncio para o endereço eletrónico geral.simarsul@adp.pt com referência
“Técnico/a Superior STI SIMARSUL”

 


 Bolsa de Investigação para Licenciado(a)

Bolseiros(as) de investigação em Realidade Virtual e Aumentada para Acesso a Exposições

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de investigação no centro de custos “CMResults”, em desenvolvimento na FCT NOVA, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Informática

2. Requisitos de admissão: Licenciado em Informática, com média igual ou superior a 14, Frequência do Grau de Mestrado em Engenharia Informática.

Fatores preferenciais:

2.1 Aprovação em unidades curriculares relacionadas com a área científica de Sistemas Multimodais tais como: Interação Pessoa-Máquina e Computação Gráfica e Interfaces.
2.2 Experiência, ao nível do trabalho preparatório de investigação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática na análise e especificação de requisitos para sistemas para acesso a exposições em museus ou outros espaços culturais, considerando possibilidades de realidade virtual e aumentada, de forma combinada com visitas reais.

3. Plano de trabalhos: O plano de trabalhos para estas posições é o seguinte:
Definição e realização de um sistema para acesso a exposições, considerando possibilidades de realidade virtual e aumentada, de forma combinada com visitas reais. Este objetivo será conseguido através da concretização de vários sub-objetivos:

3.1 Realização de um estudo de tecnologia e de trabalho relacionado relativo a plataformas e sistemas para visitas a espaços culturais que envolvam componentes de partilha e colaboração entre visitantes físicos e virtuais e que englobem também componentes interativas com vários tipos de dispositivos, com realidade aumentada, virtual ou mista. O bolseiro deverá também analisar o trabalho já desenvolvido anteriormente em dissertações anteriores. A partir desta análise, o bolseiro irá elaborar um estudo das funcionalidades e estruturas a incluir na plataforma, estendendo as funcionalidades disponibilizadas atualmente. O Bolseiro deverá também elaborar o desenho da extensão da arquitetura a desenvolver para suportar o desenvolvimento destas capacidades.
3.2 Após a fase anterior, o bolseiro fará a implementação do trabalho proposto, utilizando a tecnologia escolhida e investindo na disponibilização dos resultados de implementação de forma modular.
3.3 Após a criação da plataforma, o bolseiro irá desenvolver um caso de estudo de aplicação para um espaço escolhido para esse efeito.
3.4 O Bolseiro deverá também conceber uma metodologia de avaliação da plataforma e caso de estudo desenvolvido e aplicar a mesma metodologia, envolvendo vários tipos de utilizadores, o que poderá incluir equipas de profissionais e/ou investigadores da comunidade associada ao caso de estudo.
3.5 Serão ainda da responsabilidade do Bolseiro, durante a vigência da bolsa, o suporte à captura e manutenção de dados necessários para a concretização da plataforma a disponibilizar para o caso de estudo, o que poderá incluir o desenvolvimento de ferramentas de suporte à captura, atualização e remoção de dados, assim como possíveis necessidades de backups e de recuperação de dados.
3.6 Ainda nas atribuições do bolseiro estará a contribuição para a disseminação e divulgação do trabalho realizado e dos seus resultados tais como: geração de documentação, websites, publicações e relatórios que lhe sejam requisitados, assim como a comparência em reuniões e em eventos de divulgação e disseminação do trabalho desenvolvido e dos seus resultados.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Professora Doutora Armanda Rodrigues e do Professor Doutor Nuno Correia.

6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com possibilidade de renovação, e com início previsto em Maio de 2024.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 990,98 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de selecção: Será efetuada uma pré-seleção com base na avaliação da documentação enviada pelos candidatos. A avaliação dos candidatos será feita mediante análise curricular e eventual entrevista, com a respetiva valoração de 75% e 25%. A entrevista será efetuada apenas para o caso de empate na avaliação do currículo. Os principais critérios de seleção serão o mérito profissional, a adequação entre o perfil do candidato e os objetivos da bolsa, a motivação, os conhecimentos e a experiência relevante para o projeto em questão, de acordo com os requisitos de admissão acima descritos. O Júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à requerida

9. Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof Nuno Correia
Vogal: Prof.ª Armanda Rodrigues
Vogal: Prof. Rui Nóbrega

Suplente: Prof.ª Teresa Romão
Suplente: Prof. David Semedo

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 a 29 de março de 2024.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues por correio eletrónico para o endereço: nmc@fct.unl.pt


 

 

 

Bolsa de Investigação para Licenciado(a)

Bolseiros(as) de investigação em Algoritmos de Multimodal AI

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de quatro Bolsas de investigação no centro de custos “RESULTADOS H - iFetch – 04040313”, em desenvolvimento na FCT NOVA, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Informática

2. Requisitos de admissão: Licenciado em Informática, ou similar, com média igual ou superior a 14. Conhecimentos em Recuperação de Informação, Mineração e Pesquisa de Dados Web, Aprendizagem Automática e Aprendizagem Profunda.

3. Plano de trabalhos: O plano de trabalhos para esta posição é o seguinte:
• Resumo do trabalho relacionado.
• Investigação de métodos e algoritmos de modelação semântica de informação multimodal.
• Desenho do protocolo de avaliação experimental das soluções implementadas.
• Escrita de relatórios periódicos.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Magalhães.

6. Duração das bolsas: A bolsa terá a duração de 6 meses, com possibilidade de renovação, e com início previsto em Abril de 2024.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 990,98 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 8. Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: Curriculum Vitae em Informática (20%), conhecimentos em Mineração e Pesquisa de Dados Web (20%), Recuperação de Informação (20%), Aprendizagem Automática (10%), Aprendizagem Profunda (20%), conhecimentos de programação em Python (10%).

9. Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof João Magalhães
Vogal: Prof. Nuno Correia
Vogal: Prof. David Semedo

Suplente: Prof.ª Sofia Cavaco
Suplente: Prof. Nuno Preguiça

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 15 de Março de 2024.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações* e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues por correio eletrónico para o endereço: jm.magalhaes@fct.unl.pt.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 


 

 

 

 Bolsa de Investigação para Mestre

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do Projeto FCT/DI/AZR, SA – LaND IT, referência (CCA 04040114), nas seguintes condições:

1. Área Científica: Informática

Requisitos de admissão: Mestre em Informática, com média igual ou superior a 17, inscrito em curso não conferente de grau académico numa instituição de Ensino Superior.

2. Plano de trabalhos a desenvolver para o sistema LAND IT:
• Interface para edição das unidades de intervenção;
• Sistema para gestão dos serviços de ecossistemas;
• Definição de procedimento para importação de uma OIGP (implementada manualmente);
• Exportação de dados em diferentes formatos e de diferentes informações selecionadas;
• Implementação dos modelos de desenvolvimento económico dos principais casos de uso;
• Integração com o sistema de gestão cadastro e de dados de adesão;
• Consulta externa por diferentes stakeholders, nomeadamente proprietários, especialistas, académicos, etc.

3. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor https://files.diariodarepublica.pt/2s/2019/12/241000000/0009100105.pdf

4. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Carlos Gomes Moura Pires.

5. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de seis meses, com início previsto em 15 de março de 2024, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 1 ano, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

6. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.259,64 € sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

7. Métodos de seleção: Os candidatos serão ordenados pela média de curso do Mestrado em Engenharia Informática. As condições de preferência são sólidos conhecimentos de Visualização Analítica de Dados, e de Modelação de Dados, incluindo Sistemas de Informação Geográfica. Numa primeira fase, será feita uma classificação (numa escala de 0 a 20) tendo em consideração:
a) avaliação curricular (45%);
b) experiência relevante para a execução do projeto (15%).

Os três candidatos melhor classificados, desde que com classificação superior ou igual a 16 valores em cada uma das componentes a) e b), serão convocados para uma entrevista, que terá́ um peso de 40% na classificação final.
A bolsa poderá́ não ser atribuída caso os candidatos apresentem qualidade inferior à requerida.

8. Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. João Carlos Gomes Moura Pires
Vogal: Prof. Carlos Augusto Isaac Piló Viegas Damásio
Vogal: Prof. Fernando Pedro Reino da Silva Birra

Suplente: Prof. Rui Pedro da Silva Nóbrega
Suplente: Prof. João Alexandre Carvalho Pinheiro Leite

9. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio eletrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às atas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projeto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio eletrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

10. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de fevereiro a 13 de Março de 2024.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição num curso não conferente de grau numa instituição de Ensino Superior** e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

** No caso de, à data da candidatura, os candidatos não estarem inscritos num curso não conferente de grau académico numa instituição de Ensino Superior, devem apresentar declaração sob compromisso de honra em como são elegíveis para inscrição nessa mesma oferta formativa, sendo que em fase de contratualização ser-lhes-á exigido que apresentem o comprovativo de inscrição. A bolsa apenas pode ser atribuída se o candidato não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações previstas no aviso, um período acumulado de 1 ano, seguido ou interpolado, nesse tipo de bolsa.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: di.secretariado@fct.unl.pt com cópia para jmp@fct.unl.pt


 

Bolsa de Investigação para estudante de mestrado

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para estudante de doutramento no âmbito  do Projeto NEURASPACE, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência - Agendas para a Inovação Empresarial, nos termos do AAC n.º 02/C05-i01/2022, referência C626449889-00463050, nas seguintes condições:

 1.      Área Científica: Engenharia Informática

 2.      Requisitos de admissão: Frequencia de doutoramento em Computer Science, Matemática ou áreas semelhantes. Experiência comprovada com algoritmos de aprendizagem distribuída de larga escala em dados a três dimensões.

 3.      Plano de trabalhos:

1. Desenvolver abordagens de aprendizagem por reforço distribuídas em redes de agentes.

2. Implementar os algoritmos desenvolvidos em dados reais.

3. Publicar as contribuições desenvolvidas no contexto do Projeto.

 

4.      Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://former.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019DR.pdf); Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade NOVA de Lisboa, em vigor (https://www.fct.unl.pt/system/files/private/despacho_n.o_94842023_de_14_...)

 5.      Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Professora Doutora Cláudia Soares.

 6.      Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em abril de 2024. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

 7.      Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1600€, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 8.      Métodos de selecção:   A seleção será feita por prova curricular (Experiência anterior no tema do trabalho: 50%, conhecimento demonstrado em machine learning: 20%, total: 70%) e opcional entrevista (30%), se o júri entender necessário.

 9.      Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Professora Doutora Cláudia Soares

Vogais efetivos: Professor Doutor João Leite, Professor Doutor Matthias Knorr

Vogais suplentes: Professor Doutor Ricardo Gonçalves, Professor Doutor Jorge Cruz.

 10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 14 de março de 2024.

 As candidaturas devem ser enviadas por email para o endereço eletrónico claudia.soares@fct.unl.pt acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no curso e carta de motivação.

 * Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 

 


 

Bolsa de Investigação para estudante de mestrado 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para estudante de mestrado no âmbito do Projeto STONE, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência - Agendas para a Inovação Empresarial, nos termos do AAC n.º 02/C05-i01/2022, referência C644943391-00000051/40, nas seguintes condições:

 1.      Área Científica: Engenharia Informática

 2.      Requisitos de admissão: Estudante de Mestrado em Computer Science, Matemática, Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data, ou áreas semelhantes. Experiência comprovada com algoritmos de previsão de posições e velocidades a partir de dados de objetos no espaço, utilizando uma perspectiva informada pela física do problema.

 3.      Plano de trabalhos:

 1. Desenvolver abordagens de redes neuronais para nuvens de pontos 3D com etiquetas ruidosas;

 2. Implementar os algoritmos desenvolvidos em dados reais.

 3. Publicar as contribuições desenvolvidas no contexto do Projeto.

 4.      Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://former.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019DR.pdf); Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade NOVA de Lisboa, em vigor (https://www.fct.unl.pt/system/files/private/despacho_n.o_94842023_de_14_de_setembro_regulamento_de_bolsas_de_investigacao_da_universidade_nova_de_lisboa.pdf).

 5.      Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Professora Doutora Cláudia Soares.

 6.      Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em abril de 2024. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

 7.      Valor do subsídio de manutenção mensal**: O montante da bolsa corresponde a 990,98€, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 8.      Métodos de selecção:   A seleção será feita por prova curricular (Experiência anterior no tema do trabalho: 50%, conhecimento demonstrado em machine learning: 20%, total: 70%) e opcional entrevista (30%), se o júri entender necessário.

 9.      Composição do Júri de Seleção:

 Presidente: Professora Doutora Cláudia Soares

 Vogais efetivos: Professor Doutor João Leite, Professor Doutor Matthias Knorr

 Vogais suplentes: Professor Doutor Ricardo Gonçalves, Professor Doutor Jorge Cruz.

 10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

 11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1a 14 de março de 2024.

 As candidaturas devem ser enviadas por email para o endereço eletrónico claudia.soares@fct.unl.pt acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no curso e carta de motivação.

 * Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 


 

 Bolsa de Investigação para estudante de mestrado 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 4 (quatro) Bolsas de Investigação para estudante de mestrado no âmbito do Projeto NEURASPACE, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência - Agendas para a Inovação Empresarial, nos termos do AAC n.º 02/C05-i01/2022, referência C626449889-0046305, nas seguintes condições:

 1. Área Científica: Engenharia Informática

 2. Requisitos de admissão: Estudante de Mestrado em Informática, Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data, ou áreas semelhantes. Experiência comprovada com algoritmos de previsão de posições e velocidades a partir de dados de objetos no espaço, utilizando uma perspectiva informada pela física do problema.

 3. Plano de trabalhos:

 1. Desenvolver abordagens de redes neuronais inspiradas na física.

 1. Implementar os algoritmos desenvolvidos em dados reais.

 3. Publicar as contribuições desenvolvidas no contexto do Projeto.

 4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://former.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019DR.pdf); Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade NOVA de Lisboa

(https://www.fct.unl.pt/system/files/private/despacho_n.o_94842023_de_14_...)

 5.  Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Professora Doutora Cláudia Soares.

 6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em fevereiro de 2024. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

 Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante de cada bolsa corresponde a 990,98€, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 8. Métodos de selecção:   A seleção será feita por prova curricular (Experiência anterior no tema do trabalho: 50%, conhecimento demonstrado em machine learning: 20%, total: 70%) e opcional entrevista (30%), se o júri entender necessário.

 9.      Composição do Júri de Selecção:

 Presidente: Professora Doutora Cláudia Soares

 Vogais efetivos: Professor Doutor João Leite, Professor Doutor Matthias Knorr

 Vogais suplentes: Professor Doutor Ricardo Gonçalves, Professor Doutor Jorge Cruz.

10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de fevereiro a 13 de março de 2024.

As candidaturas devem ser enviadas por email para o endereço eletrónico claudia.soares@fct.unl.pt acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no curso e carta de motivação.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

 


 

 Bolsas FCT - Abertura de linha de candidatura específica para bolsas de investigação a entidades não académicas

O INA, I. P., está disponível para receber investigadores e bolseiros!

A FCT irá abrir o Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2023. 400 bolsas serão alocadas a planos de trabalho em entidades não académicas.

O INA, através do Centro de Conhecimento AP, está disponível para acolher planos de trabalhos no domínio da Administração Pública.

As candidaturas decorrem de 1 a 31 de março. Saiba mais aqui 

 


  Junior Developer

A Alta Digital é uma Human Centred agency especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas (web e aplicacionais), que pretende formar um novo elemento na equipa de Desenvolvimento de forma a que possa crescer connosco. 

Procura um/ uma candidato/a do curso de Engenharia Informática, que possa ser elegível para um estágio de IEFP.

Detalhe da candidatura em aberto: 

https://www.linkedin.com/jobs/view/2443216504/?refId=gBGxvS3ClyaZr3NfZfivtA%3D%3D&trackingId=q2v3oTJ9vIlu2ikka2Z5mA%3D%3D


 Programador(a) Informático(a) - Estágio - Perfil para programador na Área de Integração Aplicacional

 A Parque Escolar, Entidade Pública Empresarial, pretende disponibilizar um estágio para um Programador Informático para a sua equipa da Área de Integração Aplicacional.

 Descrição da Função:

Desenvolvimento e manutenção de ferramentas web, designadamente:

Desenvolvimento de módulos adicionais para a aplicação de Registo e Garantia de Conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados – Portal RGPD;Manutenção, desenvolvimentos e correções pontuais do Portal Parque Escolar;

Desenvolvimento de aplicação Web para Gestão da Avaliação de Desempenho. 

Perfil do Candidato:

Domínio técnico base de ferramentas e técnicas de programação C#, HTML, CSS e jQuery;

Domínio técnico base de ferramentas de consulta e manipulação de dados em MySQL (preferencial).

A Parque Escolar paga o subsídio de alimentação e quando houver necessidade de deslocação à empresa, paga a deslocação também.

Chamamos a atenção e alertamos para o fato  deste estágio não ser um estágio curricular, isto é, não é APDC.

Email de contato:

 carla.godinho@parque-escolar.min-edu.pt


 Girls Go Engineering - University Challenge for Female Students

Are you ready for a challenge? Synopsys EMEA is seeking brave female engineers 

We imagine a world in which women and men have truly equal opportunities, representation, and recognition in engineering careers. 

Internationally, there is a strong gender imbalance in the STEM fields of science, technology, engineering, and mathematics. Synopsys aims to inspire females in technological pursuits, with the hope that they can contribute more to, and have a greater voice in the field of technology.

And here we’re coming up with a challenging initiative to support and empower female engineers – GIRLS GO Engineering university challenge. 

We have a special motivation for this challenge – Scholarship for 2021-2022 academic year (up to $1500 towards tuition fee). 

Challenge Eligibility

A female student should: 

Be currently enrolled at any university/college in Lisbon (Portugal) in her third year or above

Be studying IT/Computer Sciences, Engineering (Automation, Robotics, Electronics, Mechatronics), Telecommunication/IC

Maintain a strong academic record, as well as leadership and presentation skills

Have sufficient knowledge of English to understand and communicate. 

How to Apply 

If you fulfill the eligibility criteria, there’s only one step that keeps you away from this challenge:

Fill in this APPLICATION FORM and send the transcripts of your records (a detailed record of your marks or grades that has been generated by your current university) to emea_diversity@synopsys.com. In the subject line of your email, please mention “Your Location, Name Surname”. 

Deadline for submissions is July 31, 2021, 11:59 PM CEST!

Selection Process

Shortlisted applicants will be invited for a final interview with the organizers. Final selection will be announced in mid-September, all participants will be notified about the results.

GIRLS GO Engineering!

 


 

  Estágios de Verão -Tech | COMON

A COMON pretende receber estagiários para a área de Informática e Tecnologia, durante os meses de junho e julho, idealmente.
Os  alunos interessados em estagiar nesta instituição devem enviar o CV para sofia.coelho@comon.pt
MUITO IMPORTANTE: estes estágios não são estágios curriculares, isto é, não são APDC.
 

 

 IEEE Nova Student Branch

O IEEE Student Branch da Universidade Nova pretende realizar um programa de investigação durante o verão para todos os estudantes da FCT.

O programa tem como objetivo a integração dos alunos da FCT, de qualquer ano e de qualquer curso, num projeto de investigação na faculdade. Teria uma duração entre 1 a 3 meses, consoante a disponibilidade do estudante e do projeto de investigação em que estaria inserido.
 
Este programa pretende aproximar os estudantes à investigação que se faz na nossa Faculdade.

 International hackathon "Hack the Fog!"

The project FogGuru is organizing: "Hack the Fog!", an international hackathon, that will take place from 26 to 28 March 2021. 

Key information: 

Challenge is about to design the most innovative fog computing application using data from IoT sensors installed in a smart-city environment.
Participants can join as a full team, a partial team or alone. The winning team will secure a cluster of 10 Raspberry PIs.
The Hackathon will be held onsite in València (Spain) for local participants, and fully online for worldwide hackers, from 26 to 28 March, 2021.
Deadline for submitting applications: March 7, 2021.
Detailed information is available in the Guide for Applicants under www.fogguru.eu/living-lab/hackthefog/.
CORDIS event: www.cordis.europa.eu/event/id/148601-hack-the-fog
LinkedIn event: www.linkedin.com/events/hackthefog-hackatonoffogguruand6763432685588377600/ 


  Aula aberta da Bosch

A Bosh organizou uma aula aberta, que terá a duração de uma hora e cujo o objectivo é dar a conhecer melhor a Bosch, os produtos que desenvolve e as suas perspectivas de futuro.

A mesma está marcada para o próximo dia 9 de Março, pelas 10 horas, aceder aqui 


 Webinars on data Science and Engineering

Want to hear why Data Science is key for the digital economy transition?
Want to know what are the key challenges in Data Science?
Want to know how the Data Science landscape is expected to evolve in key industries?
The Data Science and Engineering program at the University of Coimbra is pleased to invite you to attend the first Webinar on Data Science and Engineering Series.
The first online talk entitled “Machine Learning in the wild:Making decisions that affect people’s lives for good" will be given by Paulo Marques from Feedzai on the 3rd o February at 14h30. The session is free and no registration is required.
Looking forward to see you there!

 


  Bolsa de Investigação em Matemática/Ciências da Computação 2/2020

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto “BoostDFO: Improving the performance and moving to newer directions in Derivative-Free Optimization” ( PTDC/MAT-APL/28400/2017 ) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, financiado por fundos da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:
 
1. Área Científica:
Matemática/Ciências da Computação
 
2. Requisitos de admissão:
Os(as) candidatos(as) deverão possuir um mestrado ou um mestrado integrado em Matemática ou Engenharia e devem estar inscritos num programa doutoral, ou num curso não conferente de grau académico integrado num projeto educativo de uma Instituição de Ensino Superior. Os documentos comprovativos desta situação devem ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra.
 
3. Plano de trabalhos:
A atividade do bolseiro será focada no desenvolvimento de algoritmos de Otimização Global Sem Recurso a Derivadas. Em particular, pretende-se explorar o potencial de paralelização de métodos já existentes. As versões finais serão incluídas numa toolbox de solvers de Otimização Sem Derivadas já desenvolvida e disponibilizada às comunidades científica e industrial.
A estrutura algorítmica será analisada, identificando-se passos passíveis de melhoria e/ou paralelização. A paralelização tirará partido do acesso a computação em cloud, com a definição de imagens de máquinas virtuais, permitindo uma adequação dos recursos disponíveis às necessidades do problema.
 
4. Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterada e republicada pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor
 
5. Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Professora Ana Luísa Custódio (Departamento de Matemática) e do Professor Pedro Medeiros (Departamento de Informática).
 
6. Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 1 de fevereiro de 2021. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.
 
7. Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a 1074.64 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país, sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.
 
8. Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
1 - Média de licenciatura (nota de 1 a 20): 15%;
2 - Média de mestrado (nota de 1 a 20): 15%;
3 - Avaliação curricular (nota de 1 a 20): 30%; será dada particular importância ao conhecimento matemático, com ênfase em otimização, a técnicas de paralelização e a experiência de programação em Matlab;
4 - Motivação (demonstração de motivação para a posição e interesse no plano de trabalhos, avaliados através da carta de motivação) (nota de 1 a 20): 20%;
5 - Entrevista (nota de 1 a 20): 20%.
Os candidatos que não obtiverem um mínimo de 75% em resultado da avaliação do júri de acordo com os critérios de seleção não serão contratados.
 
9. Composição do júri de seleção:
Presidente do júri: Professora Ana Luísa Custódio
Vogais efetivos: Professor Pedro Medeiros e Professora Maria do Carmo Brás
Vogais suplentes: Professor Vítor Duarte e Doutor Rohollah Garmanjani
 
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados finais da avaliação propostos pelo júri, tendo acesso às atas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projeto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio eletrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Direção da NOVA.ID.FCT através do endereço aljb@fct.unl.pt.
 
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 30 de dezembro de 2020 a 14 de janeiro de 2021.
 
As candidaturas devem ser formalizadas por email, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:
(a) Carta de motivação;
(b) Curriculum vitae;
(c) Certificados de licenciatura e mestrado ou declaração sob compromisso de honra em como é detentor(a) dos graus exigidos;
(d) Comprovativo de inscrição no ano letivo em curso, coerente com o ponto 2 do edital ou declaração sob compromisso de honra em substituição do mesmo;
(e) Cartas de recomendação (opcionais).
 
As candidaturas devem ser enviadas para o email alcustodio@fct.unl.pt com o assunto “Candidatura a bolsa de mestre no projeto BoostDFO”.
 
Qualquer esclarecimento necessário relativo ao processo de candidatura pode ser obtido através do mesmo email.

 


  Bolsa de Investigação em Matemática/Ciências da Computação 1/2020

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto “BoostDFO: Improving the performance and moving to newer directions in Derivative-Free Optimization” ( PTDC/MAT-APL/28400/2017) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, financiado por fundos da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

1. Área Científica:

Matemática/Ciências da Computação
 
2. Requisitos de admissão:
Os(as) candidatos(as) deverão possuir uma licenciatura em Matemática ou Engenharia e devem estar inscritos num mestrado ou mestrado integrado, ou num curso não conferente de grau académico integrado num projeto educativo de uma Instituição de Ensino Superior. Os documentos comprovativos desta situação devem ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra.
 
3. Plano de trabalhos:
A atividade do bolseiro será focada no desenvolvimento de algoritmos de Otimização Global Sem Recurso a Derivadas. Em particular, pretende-se explorar o potencial de paralelização de métodos já existentes. As versões finais serão incluídas numa toolbox de solvers de Otimização Sem Derivadas já desenvolvida e disponibilizada às comunidades científica e industrial.
A estrutura algorítmica será analisada, identificando-se passos passíveis de melhoria e/ou paralelização. A paralelização tirará partido do acesso a computação em cloud, com a definição de imagens de máquinas virtuais, permitindo uma adequação dos recursos disponíveis às necessidades do problema.
 
4. Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterada e republicada pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor
 
5. Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da
Professora Ana Luísa Custódio (Departamento de Matemática) e do Professor Pedro Medeiros (Departamento de Informática).
 
6. Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto a 1 de fevereiro de 2021. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.
 
7. Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a 805.98 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país, sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.
 
8. Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
1 - Média de licenciatura (nota de 1 a 20): 30%;
2 - Avaliação curricular (nota de 1 a 20): 30%; será dada particular importância ao conhecimento matemático, com ênfase em otimização, a técnicas de paralelização e a experiência de programação em Matlab;
3 - Motivação (demonstração de motivação para a posição e interesse no plano de trabalhos, avaliados através da carta de motivação) (nota de 1 a 20): 20%;
4 - Entrevista (nota de 1 a 20): 20%.
Os candidatos que não obtiverem um mínimo de 75% em resultado da avaliação do júri de acordo com os critérios de seleção não serão contratados.
 
9. Composição do júri de seleção:
Presidente do júri: Professora Ana Luísa Custódio
Vogais efetivos: Professor Pedro Medeiros e Professora Maria do Carmo Brás
Vogais suplentes: Professor Vítor Duarte e Doutor Rohollah Garmanjani
 
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados finais da avaliação propostos pelo júri, tendo acesso às atas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projeto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio eletrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Direção da NOVA.ID.FCT através do endereço aljb@fct.unl.pt.
 
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 30 de dezembro de 2020 a 14 de janeiro de 2021.
 
As candidaturas devem ser formalizadas por email, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:
(a) Carta de motivação;
(b) Curriculum vitae;
(c) Certificado de licenciatura ou declaração sob compromisso de honra em como é detentor(a) do grau exigido;
(d) Comprovativo de inscrição no ano letivo em curso, coerente com o ponto 2 do edital ou declaração sob compromisso de honra em substituição do mesmo;
(e) Cartas de recomendação (opcionais).
 
As candidaturas devem ser enviadas para o email alcustodio@fct.unl.pt com o assunto “Candidatura a bolsa de licenciado no projeto BoostDFO”.
 
Qualquer esclarecimento necessário relativo ao processo de candidatura pode ser obtido através do mesmo email.

 CODE RACE 2020 - UPDATE

A Altran Portugal está a organizar o CODE RACE 2020, em formato 100% online e gratuito, uma iniciativa que pretende desafiar os estudantes, recém-licenciados e profissionais de engenharia e design a criar uma aplicação num fim-de-semana.

Neste hackathon vamos juntar talentos e empreendedores das diversas áreas tecnológicas e provenientes de todo o país, para o desenvolvimento de uma Web and Mobile App para Automotive para potenciar a evolução das Smart Cities.

Convidamos-te a participar no CODE RACE 2020 com os teus amigos e colegas!

As inscrições são limitadas, não percas tempo e inscreve-te já!

Devido aos últimos desenvolvimentos da evolução da Covid-19 e o contexto de instabilidade que todos vivemos, a Altran Portugal decidiu retificar o modelo desta iniciativa, alargando o cronograma do desafio. Desta forma, todos os participantes terão mais tempo para desenvolverem a sua solução e mais tempo de qualidade para si próprios. 

Desta forma, o cronograma do CODE RACE 2020 irá consistir nas seguintes fases:

 

FASE 1

6 DE NOVEMBRO ATÉ 2 DE DEZEMBRO
Registo & Entrega de 1.º Deliverable 

Neste período, espera-se que os participantes acedam à plataforma e: 
1. Concluam o seu registo; 
2. Constituem ou integrem uma equipa de 4 Innovators; 
3. Criem a sua página de projeto na plataforma
4. Submetam, até às 23:59 do dia 2 de dezembro, o video-pitch (2 min. no máximo) a apresentar o conceito e os objetivos associados à sua solução. 

Nota Importante: apenas as equipas que submeterem o video-pitch é que estão elegíveis a passar à fase seguinte

 

FASE 2
6 DE DEZEMBRO ATÉ 4 DE JANEIRO

Entrega de 2.º e 3.º Deliverable 

Neste período, as equipas deverão entregar:
1. O código utilizado no repositório do GitHub para Back-End/Database e Front-End  (Browser, Mobile App ou ambos); 
2. Submeter o vídeo-pitch (5 min. máximo) em que apresentam e demonstram a solução desenvolvida. 

 

Os vencedores do CODE RACE 2020 serão anunciados no dia 6 de janeiro de 2021.  

 


 “Call for Code University Spot Challenge for Europe, Middle East and Africa: Students vs Climate Change”

From the 9th to 15th of November, join the University of Edinburgh School of Informatics, IBM and the Clinton Global Initiative University (CGI U) for a virtual hackathon:  

 

“Call for Code University Spot Challenge for Europe, Middle East and Africa:Students vs Climate Change”

 

This event is open to students in teams of 3-5, aged 18 years of age and older, from all academic disciplines and aims to spark ideas for how you can put your talents into practice to make a difference in your community. 

 

Please visit this blog for details:

https://developer.ibm.com/blogs/call-for-code-university-spot-challenge-europe-middle-east-and-africa-students-versus-climate-change/

 

The deadline to register is the 5th of November 2020. 

 

More details on how you can get involved in this exciting event below: 

 

What? Call for Code University Spot Challenge for Europe, Middle East and Africa: Students vs Climate Change

 

When? 9th – 15th November 2020, winners announced the 20th November.

 

Who? University students in Europe, the Middle East and Africa who want to learn how to bring their innovative ideas to life in order to tackle climate change in the areas of :

 

  • Water sustainability
  • Energy sustainability
  • Disaster recovery

 

Student for all disciplines, with or without technical backgrounds, are encouraged to join. 

 

Why? In our ever-evolving world, it is critical that we use technology and its potential for good to help build more resilient communities. 

 

How? Register at https://www.eventbrite.co.uk/e/call-for-code-2020-university-spot-challenge-students-vs-climate-change-tickets-124981638445  by the 5th November 2020.

 

Any questions? Please direct them to cgiucodeathon@clintonfoundation.org

 


 Trainneeships opportunity: The European Central Bank (ECB)

The European Central Bank (ECB) is recruiting trainees in the field of IT security.

The vacancy is available at the following link: https://jobs.ecb.europa.eu/sap/bc/bsp/sap/z_hcmx_ui_ext/?jobId=005056AC2A4B1EEABE9BA2C216041B27

The deadline for submitting the application is 12 October 2020.

  

 Who are we looking for?

Enthusiast and motivated graduates (at least bachelor’s degree) with a background in Sciences or Technology, and with an interest in IT security.

 

What are we offering?

A unique opportunity to apply their skills and the knowledge acquired during their studies, enhance their employment prospects in the job market, and gain exposure to real projects and challenges in a vibrant international environment.

Traineeships are paid (1.070€ monthly, plus accommodation allowance).

Every trainee is assigned to a mentor to facilitate their integration within the organisation.

 

How long is the traineeship?

Placements are between six and twelve months in duration.

 


 

Live Webinar "Tendências no Mercado Tecnológico"

Este webinar, de 30 minutos, contará com o Chief Technology Officer, Bruno Tavares, e o Resource Manager, Gonçalo Pereira, da BOLD by Devoteam, que falarão sobre as reais oportunidades que as empresas têm à disposição, tendo em conta o atual contexto em que nos encontramos, e de que forma é que isso tem impactado a tecnologia e o que o mercado está agora a consumir, que decorrerá no dia 24 de junho, pelas 11h. 

Inscrições aqui

Live Webinar 

 


  Open position: Sustainability project 

Our project is based on a platform that aims to facilitate the appropriation of sustainability challenges by companies, at regional level. The main objective is the collaborative identification of socio-economic issues caused by the spread of COVID-19 (and beyond) – to which city councils have difficulties in contributing – thus producing a leverage effect, in order to enable companies to respond to these unmet needs. This framework of actions will establish a social orientation for businesses and bring the United Nations Sustainable Development Goals to life.

We would like to request the support and participation of two students to apply for the NOVA impACT! , before July 3.

We are looking for two website developers (front-end & back-end).

How to apply:

Send an email to cmureravaud@sustainablesociety.global

 


 Open position: Research Data Scientist @ Cleverly

About Cleverly:

We use the latest machine learning algorithms to help customer service teams be more efficient. Our product, an assistant for Customer Service agents, helps them deal with repetitive work faster so they can focus on more complex, value added tasks.

If you are looking for an opportunity to build the next generation of AI powered products and want the challenge of a start-up company, this is the place for you.

We seek:
MsC (or PhD) degree in Machine Learning, Computer Science, Mathematics, Electrical Engineering (or related fields)
+1 year of experience in building supervised and unsupervised machine learning models
+1 year of experience with Machine Learning and deep learning stack (e.g. Tensorflow, Keras, Pytorch, Scikit-Learn, Pandas, etc)
Some knowledge of Natural Language Processing (NLP), ideally on dialog, Information retrieval, question answering, classification or sequence to sequence models
+2 years of programming experience (preferably with Python)
Be curious and eager to understand the fundamentals of AI in a critical way
Be pragmatic and goal oriented

Responsibilities:
Research and adapt new state-of-the-art AI methods to solve real-life challenges in the Costumer Service industry.
Be up to date with state-of-the-art literature in machine learning and Natural Language Processing (NLP), participating in conferences and sharing knowledge internally.
Collaborate with scientific institutions in research projects in the area of machine learning and NLP.
Work closely with our Head of Research as well as Product, Custom Success and Engineering teams in order to understand the main product challenges, design the most appropriate solutions and support its productization.

Working environment:

The candidate will integrate the Research team of Cleverly in Lisbon Portugal and she/he will work on the strategic mid-term vision of the company. At the same time, the candidate will have access to real data from our clients and she/he will be part of a startup that works in an agile way and develop and test solutions that bring value to the customer as early as possible.
The candidate will be involved in various company events and she/he will have the opportunity to participate in international conferences and training programs.

How to apply:

Send an email with your CV and motivation letter to mariana@cleverly.ai

 


  Open Day da Microsoft

O BEST Almada é um dos 93 grupos locais do BEST - Board of European Students of Technology - uma organização que tem como objetivo desenvolver as soft-skills e possibilitar o intercâmbio entre estudantes de toda a Europa. Para concretizar o mesmo, organizamos eventos para os estudantes da FCT NOVA (onde temos a nossa sede) e a nível internacional.

O BEST Almada, em conjunto com a Microsoft, está a organizar um Open Day dedicado a TODOS os estudantes da FCT NOVA (especialmente para finalistas/ ou recém licenciados). Este evento ocorrerá dia 11 de Março no Office da Microsoft em Lisboa. Terão a oportunidade de ficar a saber mais sobre como é trabalhar na Microsoft e as oportunidades que a empresa tem para vos oferecer!

Inscreva-se aqui, até dia 25 de fevereiro!