Technovation Portugal 2018

Edifício IV
Localização específica:
Sala 204

Enquadrado no âmbito de vários e bem conhecidos movimentos internacionais, tal como o movimento Girls in ICT, Women in Computing e Code Girl, que visam promover o desejado equilíbrio de géneros nas áreas profissionais ligadas às TIC e Informática, o Departamento de Informática da FCT NOVA associou-se ao Technovation Challenge como Embaixador Regional, desafiando, pela primeira vez, raparigas portuguesas a concorrer ao programa.

Na primeira edição do Technovation Portugal foram 7 as equipas portuguesas que submeteram os seus trabalhos ao concurso global!

Estes trabalhos vão ser apresentados numa sessão pública que terá lugar na FCT NOVA no dia 30 de Maio de 2018.

O evento terá como convidada especial Susana Sargento, investigadora e empreendedora portuguesa que ganhou o 1º Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016.

Programa

14h30 | Abertura: Luís Caires, Presidente do Departamento de Informática da FCT NOVA

14h35 | Keynote: Susana Sargento, Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016

15h05 |O Programa Technovation Challenge: Armanda Rodrigues, Departamento de Informática da FCT NOVA, Embaixadora Regional Technovation Portugal

15h15 | Pitch Equipas Technovation Challenge Portugal 2018

Apresentações das equipas: MAKE APP’N, 4Trust, Inner-Ego, Interact

16h30 | Testemunhos de alunas de Engenharia Informática da FCT NOVA

Filipa Peleja, Vodafone, Doutoramento em Engenharia Informática, 2015

Joana Pereira, Estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática

16h50 | Encerramento

Susana Sargento (bio)

Susana Sargento é Professora Associada com Agregação na Universidade de Aveiro e Investigadora Sénior do Instituto de Telecomunicações, responsável pelo grupo de investigação “Arquiteturas e Protocolos de Redes”. Licenciou-se em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações na Universidade de Aveiro em 1997, doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro em 2003, e realizou as suas provas de Agregação em Maio de 2015. Esteve na Universidade de Rice, EUA, em 2000 e 2001, foi docente no Departamento de Ciências de Computadores na Universidade do Porto entre 2002 e 2004, e foi professora convidada na Universidade de Carnegie Mellon, EUA, em 2008/2009 (que se estendeu com uma licença sabática e Faculty Exchange em 2010/2011).

Ao nível dos trabalhos de investigação, tem trabalhado em vários projetos nacionais e internacionais, nos quais tem desenvolvido várias soluções de redes de comunicações para criação de espaços inteligentes.

Como resultado do trabalho de investigação desenvolvido, em Março de 2012, co-fundou uma empresa de redes veiculares, a Veniam , uma spin-off das Universidades de Aveiro, Porto e do Instituto de Telecomunicações, que desenvolveu uma rede de comunicação entre veículos. A Veniam tem neste momento escritórios em Silicon Valley, Singapura e Portugal.

Susana Sargento foi vencedora do concurso da Comissão Europeia Women Innovators 2016.