03-01-2025
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no projeto LAND IT, referência PROTOCOLO FCT / CM MAÇÃO-LAND IT - 04040115, financiado pela CM de Mação, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Informática
2. Requisitos de admissão: Licenciado em Informática, com média igual ou superior a 14, inscrito em curso de Mestrado em Informática.
3. Plano de trabalhos:
- Desenvolvimento de ferramentas de desenho geométrico para o LAND IT;
- Desenvolvimento de ferramentas de edição do território integrando as informações da POSA, POSP, Transformações e Serviços de ecossistemas;
- Desenvolvimento de sistema de definição de interrogações sobre o território incluindo a informação da POSA, POSP, Transformações e Serviços de ecossistemas;
4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29
de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).
5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação
científica do Professor Doutor João Carlos Gomes Moura Pires
6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em 1 de Fevereiro de 2025, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 2 anos, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 990,98 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.
8. Métodos de seleção: Os candidatos serão ordenados pela média de curso da Licenciatura em Engenharia Informática, seguidamente com a média da componente académica do Mestrado em Engenharia Informática. As condições preferências são sólidos conhecimentos de Interação Pessoa-Máquina.
Numa primeira fase, será feita uma classificação (numa escala de 0 a 20) tendo em consideração:
a) avaliação curricular (45%);
b) experiência relevante para a execução do projeto (15%).
Os três candidatos melhor classificados, desde que com classificação superior ou igual a 16 valores em cada uma das componentes a) e b), serão convocados para uma entrevista, que terá um peso de 40% na classificação final.
A bolsa poderá não ser atribuída caso os candidatos apresentem qualidade inferior à requerida.
9. Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Prof. João Carlos Gomes Moura Pires
Vogal: Prof. Carlos Augusto Isaac Piló Viegas Damásio
Vogal: Prof. Fernando Pedro Reino da Silva Birra
Suplente: Prof. Rui Pedro da Silva Nóbrega
Suplente: Prof. João Alexandre Carvalho Pinheiro Leite.
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às atas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo.
A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 3 de Janeiro de 2025 até 16 de Janeiro de 2025.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no Mestrado em Engenharia Informática e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço:
jmp@fct.unl.pt e di.secretariado@fct.unl.pt
*No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus e a conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa.