28-09-2024
Equipa do Departamento de Informática liderada pelos Profs. João Magalhães e David Semedo participou no exercício REPMUS, organizado pela Marinha Portuguesa com a participação da NATO. A equipa do Grupo de Sistemas Multimodais do NOVA LINCS criou o assistente conversacional "guarda-marinha de silício" para a Marinha, que utiliza linguagem natural com o objetivo de processar tarefas complexas e informações críticas.
Na visão proposta, os marinheiros humanos serão responsáveis por ações que envolvem ética, valores filosóficos, autoconsciência e responsabilidade, além de situações imprevistas que exigem empatia e capacidades emocionais. Enquanto isso, os marinheiros de silício, desenvolvidos com o apoio da equipa da NOVA FCT, assumirão tarefas repetitivas, exaustivas, perigosas e difíceis, fornecendo informações essenciais sobre tarefas complexas e críticas.
O sistema foi demonstrado a Sua Exª o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, ao Chefe da Armada, Almirante Gouveia e Melo e ao Ministro da Defesa, Nuno Melo.