Concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação em Engenharia Informática

17-05-2023

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Protocolo FCT/ALTRAN (CCA 0402015), nas seguintes condições:

1.    Área Científica: Informática

2.    Requisitos de admissão: Licenciado em Informática, com média igual ou superior a 16, inscrito em curso de Mestrado em Informática.

3.    Plano de trabalhos: O objetivo é a conceção e implementação de um protótipo de um Sistema de Apoio ao Desenho das AIGP do Concelho de Mação (SAD-AIGP):

. Análise dos dados do território do Concelho de Mação, disponibilizados pela Camara e disponíveis na DGT;

. Processamento dos dados para limpeza e conversão para uma grelha espacial alinhada com os pixéis do Sentinel 2 a resolução de 10 x 10 metros;

. Levantamento e definição dos requisitos funcionais e outros requisitos do SAD-AIGP.

. Desenho da arquitetura e do sistema de informação, incluindo as componentes tecnológicas

. Proposta de um GUI e desenvolvimento de maquetes funcionais para avaliação preliminar;

. Implementação de uma primeira versão que permita explorar os dados base e formular interrogações que constituem novos elementos do SAD-AIGP; Avaliação deste primeiro protótipo pela equipa de Mação;

. Implementação de uma segunda versão que permita o desenho do mosaico que vai constituir um cenário de paisagem de uma AIGP; Avaliação deste primeiro protótipo pela equipa de Mação.

- Integrar alguns modelos económicos no SAD para cada uma da atividades de exploração do território e integrar funcionalidades de previsão integrado da sustentabilidade económica.

4.    Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5.    Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Carlos Gomes Moura Pires.

6.  Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 5 meses, com início previsto em Junho de 2023, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 2 anos, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

7.   Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 930,98 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8.    Métodos de seleção: Os candidatos serão ordenados pela média de curso da Licenciatura em Engenharia Informática, seguidamente com a média da componente académica do Mestrado em Engenharia Informática. As condições preferências são sólidos conhecimentos de Visualização Analítica de Dados, e de Modelação de Dados incluindo sistemas de informação geográfica.

Numa primeira fase, será feita uma classificação (numa escala de 0 a 20) tendo em consideração:

a) avaliação curricular (45%);

b) experiência relevante para a execução do projeto (15%).

Os três candidatos melhor classificados, desde que com classificação superior ou igual a 16 valores em cada uma das componentes a) e b), serão convocados para uma entrevista, que terá um peso de 40% na classificação final.

A bolsa poderá não ser atribuída caso os candidatos apresentem qualidade inferior à requerida.

9.    Composição do Júri de Selecção

Presidente: Prof. João Carlos Gomes Moura Pires

Vogal: Prof. Carlos Augusto Isaac Piló Viegas Damásio

Vogal: Prof. Fernando Pedro Reino da Silva Birra

Suplente: Prof. Rui Pedro da Silva Nóbrega
Suplente: Prof. João Alexandre Carvalho Pinheiro Leite

10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data-limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 a 31 de maio de 2023.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no de Mestrado em Engenharia Informática e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: jmp@fct.unl.pt e di.secretariado@fct.unl.pt