Equipa do Departamento de Informática / NOVA LINCS selecionada para investigar o chatbot da Amazon

22-02-2023

A equipa do Departamento de Informática /NOVA LINCS, coordenada pelo Professor João Magalhães, voltou a ser selecionada para participar no desafio internacional “Alexa Prize TaskBot Challenge”.

No ano passado, a equipa  Task Wizard (TWIZ) foi também uma das selecionadas para participar no primeiro desafio  “Alexa Prize TaskBot Challenge”, e acabou classificada em segundo lugar entre dez equipas participantes.

O "Alexa Prize TaskBot Challenge", criado em 2022, é a primeira competição de chatbots com sistemas de conversação que utilizam Inteligência Artificial (IA) para apresentar diferentes modelos de resposta, desde áudio a visual.

Este ano, o "Alexa Prize TaskBot Challenge 2" desafia a investigar os próximos passos dos chatbots, que vão ter uma perceção do mundo físico superior à geração que existe atualmente. Além da TWIZ , oito equipas de universidades norte-americanas e uma da University of Glagow  foram desafiadas a investigarem os agentes de conversação inteligentes da empresa tecnológica.

A TWIZ é composta pelos alunos Rafael Ferreira, Diogo Tavares, Diogo Silva, Rodrigo Valério, Inês Simões e João Bordalo e orientada pelos Professores João Magalhães e David Semedo.

A cada equipa, a Amazon disponibilizará 250 mil dólares para investigação e 150 mil dólares em recursos de cloud.

Notícia aqui.