Faculdade

Notícias

Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para estudante de mestrado

28-02-2023

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no Projeto SMARTY, referência 2022.09138.PTDC, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas seguintes condições:

1.      Área Científica: Informática 

2.      Requisitos de admissão: O(a) candidato(a) deve ser Licenciado(a) em Informática, com média igual ou superior a 14 valores, inscrito(a) em curso de Mestrado em Informática (ou equivalente). Comprovados conhecimentos e experiência em Smart Contract Programming Languages, nomeadamente Daml, Obsidian, Plutus, Scilla e Solidity, e em Smart Contract Specification Languages, nomeadamente FsolidM e SmartScribble.  

3.      Plano de trabalhos: Pretende-se desenvolver, testar e implementar uma noção apropriada de autómato para modelar smart contracts comunicantes, aplicando-a à linguagem Daml. Concretamente, as tarefas são:

1. Estudar os modelos de autómatos comunicantes;
2. Definir e testar a adequação de uma noção apropriada de autómatos para suportar a modelação de smart contracts, nomeadamente dos que interagem com outros smart contracts;
3. implementar a noção proposta no ponto anterior e desenvolver exemplos ilustrativos;
4. Usar a noção proposta para verificar o comportamento de programas Daml;
5. Usar os autómatos para gerar código Daml

4.      Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5.      Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor António Ravara

6.      Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável por iguais períodos, com início previsto em abril de 2023, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 2 anos, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

7.      Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 930,98€, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8.      Métodos de selecção:

a) avaliação curricular (50%);
b) experiência relevante para a execução do projeto (50%).
A bolsa poderá não ser atribuída caso os candidatos apresentem qualidade inferior à requerida.

9.      Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof. António Ravara
Vogal Efetivo: Doutor Marco Giunti
Vogal Efetivo: Prof. Mário Pereira

Vogal Suplente: Prof. Bernardo Toninho
Vogal Suplente: Prof. João Costa Seco

10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 14 de março de 2023. 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição num curso mestrado em Informática e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço: aravara@fct.unl.pt