Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para doutorado(a)

20-02-2023

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para doutorado no âmbito do no âmbito do Projeto NEURASPACE, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência - Agendas para a Inovação Empresarial, nos termos do AAC n.º 02/C05-i01/2022, referência C626449889-0046305, nas seguintes condições:

1.      Área Científica: Engenharia Informática

2.      Requisitos de admissão: Doutoramento em Computer Science, Matemática ou áreas semelhantes. Experiência com algoritmos de larga escala em aprendizagem automática e Computer Vision. Pelo menos uma publicação em revista Q1 internacional (Scimago) ou conferência A*. Factor preferêncial: Doutoramento feito à menos de um ano.

3.      Plano de trabalhos: Em colaboração com a CMU e o PI da FCT NOVA:

1. Desenvolver um método de localização de agentes a partir de medidas de velocidade e distancia ruidosas, de um modo distribuído;

2. Co-supervisionar os alunos em modelos confiáveis de Machine Learning;

3. Publicar as contribuições desenvolvidas no contexto do Projeto.

4.      Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5.      Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Professora Doutora Cláudia Soares.

6.      Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Abril de 2023. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

7.      Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.900,00€, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8.      Métodos de selecção:   A seleção será feita por prova curricular (Experiência anterior no tema do trabalho: 50%, conhecimento demonstrado em machine learning: 20%, total: 70%) e opcional entrevista (30%), se o júri entender necessário.

9.      Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Professora Doutora Cláudia Soares

Vogais efetivos: Professor Doutor João Leitão, Professor Doutor Matthias Knorr

Vogais suplentes: Professor Doutor Ricardo Gonçalves, Professor Doutor Jorge Cruz.

10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 26 de abril de 2023.

As candidaturas devem ser enviadas por email para o endereço eletrónico claudia.soares@fct.unl.pt acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no curso e carta de motivação.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.