Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação para estudante de Mestrado de Engenharia Informática - Ref. SmartFarm BIL6

24-10-2022

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação para estudante de Mestrado no âmbito do projeto Smart Farm 4.0 (POCI-01-0247-FEDER-046078) financiado pelo Compete2020 e por fundos comunitários FEDER, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Engenharia Informática

2. Requisitos de admissão:

Licenciatura em Engenharia Informática. Os candidatos devem estar atualmente a frequentar (ou ser elegíveis para frequentar, no presente ano letivo) um curso de Mestrado com forte componente de investigação em Informática. Os candidatos devem ser capazes de comunicar em português e inglês. Factores preferenciais: Conhecimentos sólidos em Aprendizagem Automática e Aprendizagem Profunda e em Computação em Cloud.

3. Plano de trabalhos: O projeto SmartFarm 4.0 pretende contribuir de forma decisiva para a transição e democratização de uma agricultura inteligente, mais sustentável, preditiva e autónoma, cumprindo os seguintes objetivos:

•         Conceber e desenvolver soluções inovadoras e acessíveis tendo por base as tecnologias base da indústria 4.0 (IoT, IA, big data, sistemas ciberfísicos, robots autónomos), para a aplicação ao setor agrícola, principalmente horti-, fruti- e viticultura;

•         Dinamizar práticas de agricultura sustentável, preditiva, autónoma e geradoras de elevado valor acrescentado, para valorizar a indústria agroalimentar da Região Oeste, nacional e internacional.

O objetivo desta bolsa é definir e prototipar uma plataforma colaborativa onde possa ser construído um banco de dados para formar conjuntos de teste, treino e validação devidamente curados. A plataforma deverá permitir a segmentação, etiquetagem e validação dos dados de forma (semi-)automática ou manual, assim como a especificação ou integração com pipelines de aprendizagem automática de forma à produção de modelos prontos a utilizar em dispositivos móveis ou em serviços disponibilizados na Web. As atividades dos utilizadores e experiências realizadas devem ser registadas num sistema de informação para manter rastreabilidade e reprodutibilidade dos modelos obtidos.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor Carlos Augusto Isaac Piló Viegas Damásio, sendo a entidade contratante a FCT UNL  – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

6. Duração da bolsa: A bolsa terá a máxima duração de 9 meses, com início previsto em dezembro de 2022, não podendo estender-se para além do termo do projeto (30/JUN/2023).

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €875,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: Será determinada uma classificação curricular, numa escala de 0 a 20, tendo em consideração aponderação dos seguintes métodos de seleção: a) avaliação curricular (50%) e b) conhecimento prévio dos conceitos e tecnologias relevantes para a execução do projeto (50%). Os três melhores candidatos poderão ser chamados a realizar uma entrevista, também classificada de 0 a 20, sendo a ordenação final obtida pela média da classificação curricular e a classificação da entrevista. A entrevista pode ser realizada em Português e/ou Inglês. A bolsa poderá não ser atribuída caso as candidaturas não sejam adequadas.

9. Composição do Júri de seleção:

Presidente: Professor Doutor Carlos Augusto Isaac Piló Viegas Damásio

Vogais efetivos: Professor Doutor João Carlos Gomes Moura Pires, Professor Doutor Fernando Pedro Reino da Silva Birra

Vogais suplentes: Professor Doutor João Leitão, Professora Doutora Teresa Romão.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados dos resultados finais da avaliação, através de correio eletrónico.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de outubro a 7 de novembro de 2022.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, carta de motivação, cópia certificado de habilitações* e comprovativo de inscrição no mestrado.

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ao cuidado do Prof. Carlos Augusto Isaac Piló Viegas Damásio, para o endereço cd@fct.unl.pt e cc nova-lincs.secretariado@fct.unl.pt, indicando a referência SmartFarm BIL6.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.