Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação para estudante de Mestrado de Engenharia Informática.

25-04-2022

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação para estudante de Mestrado no âmbito do projeto Protocolo FCT/DI/ CTT - Correios de Portugal, S.A. nas seguintes condições:

1.     Área Científica: Engenharia Informática

2.     Requisitos de admissão:

O candidato deve ter Licenciatura em Engenharia Informática e estar inscrito em Mestrado de Engenharia Informática. São ainda fatores de preferência experiência em base de dados relacionais, Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática.

3.     Plano de trabalhos: O tema deste trabalho aborda a fase final da distribuição de cartas, nos CTT, que exige o seu transporte de um centro de distribuição até à morada de cada destinatário. A afetação de pacotes e trajetos aos carteiros é determinante para a eficiência da distribuição. Pretende-se dar seguimento a um anterior trabalho, também ele realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado, dando agora particular relevância à adequação da ferramenta às especificidades da empresa e, explorando outros tipos de função objetivo na gestão da distribuição do correio. Do ponto de vista dos algoritmos estes devem ser suficientemente flexíveis, de forma a adaptarem-se a pequenas alterações na estrutura do problema. Este tema visa combinar técnicas de aprendizagem automática e de otimização numa orientação conjunta entre o Departamento de Informática e o Departamento de Matemática.

4.     Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5.     Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas Instalações do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e nas instalações dos CTT em Lisboa, sempre que as condições sanitárias o permitirem, sob a orientação científica dos Professores Paula Amaral do Departamento de Matemática e do Professor Doutor João Moura Pires do Departamento de Informática.

6.     Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 3 (três) meses. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto, até um máximo de mais 3 meses, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 2 anos, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa.

7.     Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €875,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8.     Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: numa primeira fase, será feita uma classificação (numa escala de 0 a 20) tendo em consideração a) avaliação curricular (45%) e b) experiência relevante para a execução do projeto (15%). Os três candidatos melhor classificados, desde que com classificação superior ou igual a 14 valores em cada uma das componentes a) e b), serão convocados para uma entrevista, que terá um peso de 40% na classificação final. A bolsa poderá não ser atribuída caso os candidatos apresentem qualidade inferior à requerida.

9.     Composição do Júri de seleção:

Presidente: Professor Doutor João Moura Pires,

Vogais efetivos: Professor Doutor Fernando Birra, Professor Doutor Carlos Damásio

Vogais suplentes: Professor Doutor José Alferes e Professor Doutor João Leite

10.     Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados dos resultados finais da avaliação, através de correio eletrónico.

11.     Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de Abril a 9 de Maio de 2022.

As candidaturas devem ser enviadas por email para o endereço eletrónico jmp@fct.unl.pt acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição no curso Mestrado Integrado em Eng. Informática, carta de motivação.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.