Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre

31-03-2022

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação no projeto iFetch - Multimodal conversational agents for the online fashion marketplace, referência LISBOA-01-0247-FEDER-045920, financiado pela ANI e por fundos comunitários FEDER, nas seguintes condições:

1.     Área Científica: Informática

Requisitos de admissão: Mestre em Informática, com média igual ou superior a 16, inscrito em curso não conferente de grau académico numa instituição de Ensino Superior. Conhecimentos em Computação Multimédia, Recuperação de Informação, Jogos e Simulação e Aprendizagem Automática.

2.     Plano de trabalhos

• Resumo do trabalho relacionado.
  • Investigação de métodos e interfaces para interação com agentes conversacionais para compras online.
  • Desenho do protocolo de avaliação experimental da solução implementada.
  • Escrita de relatórios periódicos.

3.     Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

4.     Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics do Departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Magalhães.

5.     Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em maio de 2022, não excedendo, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de 1ano, seguido ou interpolado, neste tipo de bolsa

6.     Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.144,64 €, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

7.     Métodos de selecção:  Curriculum Vitae em Informática (20%), conhecimentos em Pesquisa na Web (20%), Recuperação de Informação (20%), Aprendizagem Automática (10%), Aprendizagem Profunda (20%), conhecimentos de programação em Python (10%).

8.     Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof. João Magalhães
Vogal: Prof. Nuno Correia
Vogal: Prof. David Semedo

Suplente: Prof.ª Sofia Cavaco
Suplente: Prof. Nuno Preguiça

9.     Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado a di.secretariado@fct.unl.pt.

10.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 14 de abril de 2022.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações*, comprovativo de inscrição num curso não conferente de grau académico numa instituição de Ensino Superior** e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

* Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto.

** No caso de, à data da candidatura, os candidatos não estarem inscritos num curso não conferente de grau académico numa instituição de Ensino Superior, devem apresentar declaração sob compromisso de honra em como são elegíveis para inscrição nessa mesma oferta formativa, sendo que em fase de contratualização ser-lhes-á exigido a apresentação do comprovativo de inscrição. A bolsa apenas pode ser atribuída se o candidato não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações previstas no edital, um período acumulado de 1 ano, seguido ou interpolado, nesse tipo de bolsa.

As candidaturas deverão ser entregues por correio eletrónico para o endereço: jm.magalhaes@fct.unl.pt.