Alunos do Secundário visitam o DI

18-03-2022

O Departamento de Informática recebeu, nos meses de janeiro e março, cerca de 100 alunos e alunas, que participaram em duas visitas inseridas na iniciativa “Vem Ver”  da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

No âmbito da visita do Colégio Miramar, de Peniche,  realizada no dia 22 de janeiro, foram apresentados dois desafios aos alunos: a “A irmandade das caixas”, que demonstrou com sucesso e de uma forma fácil o que é a Aprendizagem Automática, e a atividade “Programação com Ozobots”,  que demonstrou como se podem programar pequenos robôs com uma linguagem simples.

No dia 8 de março, o Departamento de Informática recebeu um grupo de 56 alunas da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, de Almada, às quais apresentou a atividade “Aprender a programar - ozobots”, que proporcionou a oportunidade para aprenderem a programar um micro robô através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida, onde foram propostos diversos desafios com diferentes níveis de dificuldade.

Da equipa do DI fizeram parte os professores Carla Ferreira, João Leitão, Carmen Morgado, Matthias Knorr e Fernanda Barbosa, e a aluna de Doutoramento Ana Ribeiro.