Apresentação da Plataforma PASEV no III Encontro Paisagem Sonora Histórica

28-01-2022

Apresentação da Plataforma PASEV no III Encontro Paisagem Sonora Histórica

A Plataforma PASEV foi apresentada no III Encontro Paisagem Sonora Histórica, evento organizado pela Universidade de Évora no Centro Interpretativo de Évora, no Palácio D. Manuel e onde estiveram presentes o presidente da Camara Municipal Évora, a Reitora da Universidade de Évora, A Diretora Regional de Cultura do Alentejo  e a  diretora de Missão da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027.

A Plataforma PASEV é um dos resultados mais importantes do Projeto PASEV- Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540 - 1910), Projeto FCT que pretende abrir e explorar novas perspetivas sobre as manifestações culturais na cidade de Évora através do estudo e análise da atividade musical no período cronológico entre 1540 e 1910, contribuindo para uma efetiva patrimonialização da paisagem sonora histórica em Évora, dada a sua riqueza. O DI e o NOVA LINCS colaboram no projeto como parceiros através do Grupo de Sistemas Multimodais, com as participações dos Professores e Investigadores Nuno Correia, Armanda Rodrigues, João Araújo e Sofia Cavaco, bem como de vários alunos.

A Plataforma PASEV, disponível em https://pasev.hcommons.org/, é uma plataforma Web responsiva que permite o conhecimento, tanto ao visitante de Évora como ao investigador do período, dos locais, eventos e itinerários relevantes para a herança musical e auditiva da cidade. Em associação com a plataforma e com o seu repositório de dados, foram criadas diversas interfaces para interação com a informação, que potenciam a disseminação destes conhecimentos, através da utilização de representações 3D, imagens, vídeos som 360º, realidade aumentada e gamificação.