Potenciando a Task-Force Covid19: testemunho de alumnus de Engenharia Informática da NOVA

04-11-2021

Filipe Santos de Oliveira, engenheiro informático pelo Departamento de Informática da FCT NOVA e militar das Forças Armadas Portuguesas, conta na primeira pessoa como foi a sua participação no Núcleo de Apoio ao Coordenador da Task-Force da vacinação contra a Covid19 em Portugal.

“O curso na FCT foi muito completo e desafiante. A formação na licenciatura é muito abrangente e permite perceber quais as áreas preferenciais e, com isso, no mestrado escolher as cadeiras da área de eleição. O constante incentivo para que os alunos se superem, aliado à liberdade para desenvolver novas ideias e soluções, permite desenvolver competências fundamentais para o futuro. A formação é exigente e com uma forte e imprescindível componente prática, mas o espírito de cooperação entre alunos e dedicação do corpo docente permite superar, com sucesso,as dificuldades encontradas.

O ano de 2020 ficará para a história como o ano em que Portugal, à semelhança de muitos outros países, foi assolado pela epidemia de COVID19. O surgimento das vacinas para combater esta doença levou a que as Forças Armadas fossem chamadas a dar o seu contributo. Em novembro de 2020 foi constituído um grupo de trabalho para elaborar um plano nacional de vacinação contra a COVID 19. Nesse momento, o Vice-almirante Gouveia e Melo que pertencia ao grupo de trabalho, solicitou a integração de militares cuja formação fosse especificamente nas áreas da Matemática e Informática. Surgia assim, o Núcleo de Apoio à Decisão do Estado-Maior-General das Forças Armadas coordenado pelo Vice-almirante Gouveia e Melo como membro da Task-Force (TF) para a elaboração do Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal. Eu tinha terminado recentemente o Mestrado Integrado em Engenharia Informática (MIEI) e, decorrente das competências adquiridas, tive o privilégio de integrar este grupo. O plano surge em meados de dezembro de 2020 e, como não podia deixar de ser, tinha um capítulo exclusivamente dedicado aos Sistemas de Informação, na medida em que estes seriam fundamentais para o controlo de toda a operação logística vacinal. Com a nomeação do Vice-almirante Gouveia e Melo para o cargo de coordenador da TF em fevereiro de 2021, passei a integrar o Núcleo de Apoio ao Coordenador da TF.

Os conhecimentos e competências adquiridas durante o curso foram, para mim, determinantes. Houve necessidade de desenvolver projetos em equipa, resolver problemas processuais, definir sistemas de suporte à operação logística, definição de modelos de dados, operações entre bases de dados e desenvolvimento de aplicações. A engenharia informática revelou-se como um fator determinante, num processo complexo, de importância indiscutível, ao serviço da sociedade, de Portugal e dos Portugueses.”

Filipe Santos de Oliveira concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Informática da FCT NOVA em Novembro de 2020 e é militar no Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE).