Faculdade

Notícias

Em memória do Professor Luís Monteiro (1948 - 2021)

29-11-2021

Em memória do Professor Luís Monteiro (1948 - 2021)

Luís Monteiro, professor catedrático aposentado do Departamento de Informática da FCT NOVA faleceu no passado domingo, dia 28 de novembro de 2021. 

Luís Monteiro licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em 1971, tendo-se doutorado em Informática pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e Universidade de Paris em 1983, sob a orientação de Maurice Nivat. Foi professor catedrático no Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da NOVA até à sua aposentação em Janeiro de 2012. Foi Sub-Director da FCT NOVA e Presidente do Departamento de Informática. 

Foi Diretor fundador do Centro de Informática e Tecnologias da Informação da FCT NOVA, tendo sido responsável pelo grupo de Linguagens e Modelos de Programação e mais tarde coordenador da área científica Software Principles and Methods do CITI. 

Luís Monteiro é reconhecido como um dos pioneiros e promotores da Theoretical Computer Science como disciplina académica e científica em Portugal. Um grande apaixonado pelos fundamentos matemáticos da Informática, contribuiu para impulsionar a investigação local na área a nível internacional a partir de meados dos anos 80. O seu legado de rigor e incentivo às novas gerações, que imprimiu de forma tranquila mas determinada na área de Ciência e Tecnologia da Programação do DI, quer no Ensino quer na Investigação, contribuiu de forma determinante para a afirmação do atual Departamento de Informática e do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics.

Muito obrigado, Luís, até sempre!