A Jubilação do Prof. José Legatheaux Martins

25-10-2021

José Legatheaux Martins, Professor Catedrático no Departamento de Informática (DI) da FCT NOVA e investigador do NOVA LINCS, proferiu a sua lição de jubilação no dia 20 de outubro, na FCT NOVA, a primeira lição de jubilação do DI.

Perante um auditório cheio de colegas, docentes e investigadores de várias instituições, e estudantes, que não quiseram deixar de homenagear o “pai” da internet em Portugal, o Professor Legatheaux Martins proferiu a lição intitulada “Internet: impacto, virtudes e limitações de uma arquitetura de rede com mais de 40 anos”.

A sessão foi aberta com os cumprimentos e discursos habituais, primeiro por parte do Professor Doutor João Leite, Presidente do Departamento de Informática, tendo-se seguido intervenções do Professor Doutor Virgílio Cruz Machado, Diretor da FCT NOVA, e do Professor Doutor Nuno Preguiça, Coordenador da Secção de Arquitetura de Sistemas Computacionais do DI. Por todos foi referida a sua longa e bem sucedida carreira, quer como pedagogo e investigador, quer pelo seu contributo para o desenvolvimento do DI e da FCT, e pelo seu vasto contributo para a Sociedade.

Nesta lição, que cativou a atenção e interesse de todo o auditório, o Professor Legatheaux Martins analisou a situação atual da internet e como se chegou até aqui, olhando para para os fundamentos tecnológicos e arquiteturais que lhe deram origem há 40 anos e analisando a evolução da rede face aos desafios do tempo.

Antes do encerramento da sessão, que culminou numa grande ovação, foram entregues ao Prof. Legatheaux Martins lembranças por parte do DI e da FCT, e foi apresentado um vídeo com testemunhos de colegas e amigos que fizeram referência ao seu legado e ao importante papel que desempenhou na implantação da internet em Portugal e na sociedade em geral.

Nota biográfica

José Legatheaux Martins é Professor Catedrático de sistemas informáticos distribuídos e redes de computadores no Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade nova de Lisboa (FCT NOVA) e investigador no NOVA LINCS. De 2007 a 2011 foi presidente do DI e vice-presidente da FCT NOVA para o Conselho Científico. Foi presidente da direção do Capítulo Português da Internet Society de 2017 a 2021, e é membro da ACM e membro sénior do IEEE.

Formou-se em Engenharia Informática em 1979. De 1983 a 1987 foi investigador no INRIA em França, na delegação central em Paris, onde trabalhou no desenvolvimento dos primórdios dos sistemas de operação distribuídos. No final de 1986 obteve seu doutoramento em Sistemas Distribuídos pela Universidade de Rennes em França. De 1988 a 1992 foi professor na Universidade de Lisboa e, a partir daí, na FCT NOVA. A sua investigação anterior estava relacionada com sistemas de operação distribuídos, replicação de dados distribuídos, sistemas móveis e sistemas CSCW. Atualmente, os seus principais interesses de investigação estão relacionados com o encaminhamento e gestão de redes de computadores e a evolução futura da Internet.

De 1990 a 1994 liderou o projeto nacional que estabeleceu o ramo português da Internet e liderou o PUUG – Grupo Português de Utilizadores de Sistemas Unix e a filial portuguesa da EUnet, organizações sem fins lucrativos que promoviam os Sistemas Abertos, a rede TCP/IP e a adoção da Internet. Em 1996 foi o principal fundador de um ISP português que foi adquirido em 2000 pela Qwest Communications Company. De 2000 a 2004 atuou como consultor e membro não executivo do conselho de gestão da Companhia KPNQwest Portugal.