Concurso para Bolsa de investigação para estudante de mestrado (1 vaga) - Referência: INEA/CEF/ICT/A2020/2288018/BIL1

15-07-2021

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projecto de Investigação WEAVE – Widen European Access to cultural communities Via Europeana (INEA/CEF/ICT/A2020/2288018), com o apoio financeiro da União Europeia através do CEF Connecting Europe Facility Programme, nas seguintes condições:

1.     Área Científica: Engenharia Informática

2.     Categoria/perfil dos destinatários:

Requisitos obrigatórios:

- Licenciatura em Informática ou similar.

- Frequentar Mestrado em Engenharia Informática ou similar.

Factores preferenciais:

- Bons conhecimentos e experiência em computação multimédia, programação 3D, webgl, frameworks para reconhecimento de movimento.

3.     Plano de trabalhos:

O bolseiro a contratar deverá executar tarefas nas seguintes atividades:

- Integração de modelos 3D e reconhecimento de movimento numa aplicação para anotação de vídeo.

- Planeamento e estruturação do projeto.

- Coordenação das atividades com os outros parceiros do projeto.

- Produção de relatórios e artigos científicos.

4.     Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt);

5.     Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor Nuno Correia, sendo a entidade contratante a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

6.     Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá à duração de 3 meses, com início previsto em Setembro de 2021. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

7.     Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a €835,98 tendo por referência a tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8.     Métodos de selecção:

Será feita uma classificação, numa escala de 0 a 20, tendo em consideração a ponderação dos seguintes métodos de seleção: a) avaliação curricular (50%) e b) conhecimento prévio dos conceitos e tecnologias relevantes para a execução do projeto (50%). A bolsa poderá não ser atribuída caso as candidaturas não sejam adequadas.

9.     Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Professor Doutor Nuno Correia

Vogais efetivos: Professor Doutor Teresa Romão, Professor Doutor Rui Nóbrega
Vogais suplentes: Professor Doutor Armanda Rodrigues, Professor Doutor João Magalhães

10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados:

O projecto de decisão da avaliação do júri será notificado, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, disponibilizando o acesso às actas e a à lista de ordenação provisória.

Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Secretaria do Departamento de Informática através do endereçodi.secretariado@fct.unl.pt.

11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 15/07/2021 a 28/07/2021.

Documentação a fornecer em sede de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, carta de motivação, cópia certificado de habilitações*, certidão de inscrição no mestrado.

* No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus e a conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa.

Forma de apresentação das candidaturas:

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ao cuidado do Prof. Nuno Correia, para o endereço nmc@fct.unl.pt e cc di.secretariado@fct.unl.pt indicando a referência INEA/CEF/ICT/A2020/2288018/BIL1.

Documentação a fornecer em sede de contratualização: certidão de inscrição no mestrado