João Magalhães lidera uma das 10 equipas internacionais selecionadas pela Amazon para investigar "multimodal conversational AI"

23-06-2021

A equipa coordenada por João Magalhães, docente do Departamento de Informática e investigador do Multimodal Systems Group do NOVA LINCS, e composta por Rafael Ferreira, Diogo Tavares, Diogo Silva, Hélder Rodrigues, Gustavo Gonçalves, Mariana Bonito, Frederico Vicente, Rui Margarido, Paula Figueiredo e David Semedo, está entre os 10 grupos internacionais selecionados pela Amazon USA para investigar o “multimodal conversational A.I”, no âmbito da competição internacional “Alexa TaskBot Challenge”.

Os assistentes conversacionais estão cada vez mais omnipresentes na nossa sociedade. Assistentes como o Amazon Alexa, Apple Siri, Google Assistant e o Microsoft Cortana ajudam-nos num vasto número de tarefas, tais como na marcação de viagens, compras online, busca de informação, na música, no controlo da nossa casa, entre outras. A futura geração de assistentes conversacionais será multimodal e terá uma ligação ao mundo físico muito maior do que a geração anterior. Os assistentes poderão guiar os consumidores em tarefas manuais, envolvendo a comunicação visual e linguística entre o assistente e o consumidor. Este novo nível de sofisticação exige métodos de IA, planeamento, e conhecimento do mundo largamente inexplorados.

A Amazon colocou este desafio às Universidades de todo o mundo. Da competição, dez equipas foram escolhidas: seis dos Estados Unidos da América, três da Europa (duas do Reino Unido e a FCT NOVA, a única da União Europeia) e uma da Ásia.