Estudantes de Informática da NOVA distinguidos com Bolsa Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial

15-01-2021

João Ferreira e Rodrigo Valério, estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da FCT NOVA, foram selecionados para o Programa de Bolsas Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial 2020-2021.

As Bolsas Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial destinam-se a estudantes do ensino superior interessados em aprofundar o estudo na área da Inteligência Artificial.

Os estudantes selecionados para o Programa de Bolsas Gulbenkian Novos Talentos recebem uma bolsa de formação para desenvolver projetos de investigação sob a orientação de tutores, participando, ainda, num conjunto de workshops de formação.

O estudante João Ferreira, orientado por Ricardo Gonçalves, investigador do Grupo Knowledge-Based Systems do NOVA LINCS, vai desenvolver um projeto de investigação sob o tema “Ontology Extraction from Artificial Neural Networks”.  “O tema sob o qual vou desenvolver o projeto de investigação vai de encontro a um tema bastante atual na área da investigação em IA, possibilitar a justificação dos resultados dados por Redes Neuronais Artificiais”, afirma João Ferreira que acrescenta que  o trabalho “vai também permitir o contacto com duas técnicas (Redes Neuronais e Ontologias) bastante diferentes, tanto ao nível de funcionamento, como de áreas de aplicação, mas ambas com grande relevância e utilidade”.

Rodrigo Valério disse que esta bolsa concedeu-lhe “a possibilidade de realizar um trabalho de investigação com supervisão de um tutor especializado neste domínio, bem como a participação em workshops de formação, o que têm sido oportunidades únicas para o desenvolvimento das minhas competências”.

O projecto de investigação do estudante Rodrigo Valério, orientado por João Magalhães, investigador do Grupo Multimodal Systems do NOVA LINCS, terá como tema “Deep Structured Learning for Vision and Knowledge Data”.

"Neste trabalho pretendo melhorar a compreensão de informação visual através da integração de dados visuais e conhecimento do domínio. Esta ligação permitirá criar a ponte entre o mundo real capturado em imagens e vídeo e a forma como os seres humanos compreendem essa realidade”, afirma Rodrigo Valério.

Parabéns aos nossos alunos e votos de sucesso para o trabalho de investigação!