Faculdade

Notícias

CodingFest anima Noite Europeia dos Investigadores

09-10-2019

Na Noite Europeia dos Investigadores a plataforma CodingFest animou os mais pequenos que visitaram o Museu Nacional de História Natural e da Ciência. 

A plataforma FCT CodingFest proporcionou a estes pequenos visitantes a oportunidade de aprender como construir pequenos programas através de uma sequência de problemas simples de programação com blocos de código coloridos, num jogo em que se vai ajudar os AquaKids a combater a poluição dos oceanos. 

A sequência destes problemas simples de programação, foram pedagogicamente adaptados a cada um dos ciclos do Ensino Básico, e disponibilizadas na internet de forma aberta.

A atividade é uma introdução simples à programação, que transmite os conceitos básicos do raciocínio computacional, sensibilizando também os mais novos para a sustentabilidade e importância da preservação do património dos oceanos.

A dinamização desta atividade na Noite Europeia dos Investigadores, que teve lugar no dia 29 de Setembro, contou com a participação dos professores Carla Ferreira, Carmen Morgado e João Leitão e dos estudantes Carolina Ferreira e Gabriel Botelho.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, desde 2005 que tem como objetivo aproximar a ciência dos cidadãos e que decorre simultaneamente em diversas cidades europeias.