Faculdade

Notícias

Vem descobrir o que é a Inteligência Artificial!

01-07-2019

Começou hoje o primeiro estágio de 2019 “Vem descobrir o que é a Inteligência Artificial!”, organizado pelo NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics e Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, para 20 estudantes do 9º ao 12º anos de escolaridade, e executado por investigadores do NOVA LINCS.

Neste estágio os alunos vão explorar as diversas vertentes da inteligência artificial e o impacto que esta pode ter na sociedade. Desde a ciência e análise dos dados, passando pelo raciocínio e aprendizagem automáticos, o mundo da inteligência artificial vai ser colocado a descoberto a todos os participantes, que vão não apenas aprender como funciona, mas também usá-la ativamente para resolver problemas concretos, usando jogos, software de visualização e análise de dados, e smart devices (hardware).

O estágio está organizado numa sequência de atividades que combinam a utilização de ferramentas de domínio público e profissionais, bem como atividades de introdução à programação, que levarão à construção de um sistema interativo e inteligente.

Este estágio insere-se na iniciativa “Criar Futuro”, lançado este ano no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias, tendo como objetivo responder ao desafio de promover uma maior literacia dos jovens nas aplicações científicas e sociais da inteligência artificial, ciência de dados e aprendizagem automática em todas as áreas do conhecimento.

Programa de Atividades em cada semana

Segunda-feira:

Dia comum aos dois cursos, e consiste numa apresentação geral sobre Inteligência Artificial, e um conjunto de atividades práticas em laboratório sobre técnicas variadas de Inteligência Artificial.

10h00 Acolhimento 10h20 Visita ao Campus da FCT NOVA (monitores) 11h00 Keynote: A Inteligência Artificial (João Leite) 12h30 Almoço 14h00 Atividades lúdicas sobre Inteligência Artificial e debate (Ludwig Krippahl) 16h30 Fim

Terça-feira:

Ensino Básico: 10h00 CodingFest e Ozobots (Bernardo Ferreira) 12h30 Almoço 14h00 Introdução à Programação — C e Arduíno (Pedro Medeiros) 16h30 Fim Ensino Secundário: 10h00 Redes Neuronais (Ricardo Gonçalves) 12h30 Almoço 14h00 Introdução à Programação — Python (Miguel Goulão) 16h30 Fim

Quarta-feira:

Ensino Básico: 10h00 Programação Interativa com Arduíno — LEDS, Buzzers (Carmen Morgado e Pedro Medeiros) 12h30 Almoço 14h00 Tiro com Arco (Núcleo de Tiro com Arco) — só na primeira semana. 15h30 Programação Interativa com Arduíno — Botões e Interruptores (Carmen Morgado) 17h00 Fim

Ensino Secundário: 10h00 Introdução à programação — Python (Miguel Goulão) 12h30 Almoço 14h00 Tiro com Arco (Núcleo de Tiro com Arco) 15h30 Construção do Jogo Snake — Python (João Costa Seco) 17h00 Fim

Quinta-feira:

Ensino Básico: 10h00 Construção do Jogo NIM com Arduíno (João Leitão) 12h30 Almoço 14h00 Construção do Jogo NIM com Arduíno (João Leitão) 16h30

Fim Ensino Secundário: 10h00 Construção do Jogo Snake — Python (João Costa Seco) 12h30 Almoço 14h00 Construção do Interface de Utilizador — Python (Vitor Duarte) 16h30 Fim

Sexta-feira:

Ensino Básico: 10h00 Apresentação NOVA LINCS (Luís Caires) 10h15 Implementação da Aprendizagem Automática no Jogo NIM (Matthias Knorr) 12h30 Almoço 14h00 Implementação da Aprendizagem Automática no Jogo NIM (Matthias Knorr) 16h30 Fim

Ensino Secundário: 10h00 Apresentação Investigação NOVA LINCS (Luís Caires) 10h15 Construção do Interface de Utilizador — Python (Vitor Duarte) 12h30 Almoço 14h00 Aprendizagem Automática no Snake (Ludwig Krippahl) 16h30 Fim