Faculdade

Notícias

NOVA LINCS Influential Seminar: "AI for Accessibility" por Chieko Asakawa

01-06-2019

Para inaugurar o “NOVA LINCS Influential Seminar Series” tivemos a honra de receber Chieko Asakawa, para uma palestra sobre “AI for Accessibility”, que teve lugar na FCT NOVA, no dia 29 de maio.

Chieko Asakawa é uma cientista japonesa invisual, conhecida pelo seu trabalho na IBM Research - Tokyo na área de acessibilidade.

Chieko desenvolveu um plug-in do navegador Netscape, o IBM Home Page Reader, que veio a tornar-se o sistema web-to-speech mais usado no mundo. Chieko recebeu vários prémios como reconhecimento do seu trabalho.

Na sua palestra, Chieko Asakawa mostrou de que forma a tecnologia tem ajudado a criar mais autonomia e oportunidades a pessoas com deficiências, para que estas possam participar ativamente na sociedade, sob a perspetiva de investigadora e também de utilizadora dessas novas tecnologias.

Por exemplo, o acesso à internet através da voz permitiu às pessoas cegas acederem sozinhas a informação virtualmente ilimitada, e os smartphones possibilitaram novas formas de realizarem as suas atividades do dia-a-dia.

Chieko mostrou também como a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, apresentando alguns vídeos do seu mais recente trabalho de investigação sobre o desenvolvimento de um “assistente inteligente” baseado na IA.

A NOVA LINCS Influential Seminar Series é uma subsérie de seminários do NOVA LINCS que pretende trazer a toda a comunidade da FCT NOVA alguns dos investigadores mais influentes na área da Ciência e Engenharia Informática.