Academia Gulbenkian do Conhecimento liderada pela NOVA LINCS - FCT NOVA

06-06-2019

O projeto de Academia conduzido por uma equipa multidisciplinar de docentes e investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA e coordenado pelo Departamento de Informática e NOVA LINCS, tem como objetivo promover e desenvolver competências de resolução de problemas, de pensamento crítico e criativo em crianças do 1º ciclo de ensino.

Propondo uma metodologia inovadora experimental, o projecto explorará o desenvolvimento de pensamento computacional, mas sem se centrar no uso das tecnologias, explorando em seu lugar situações interdisciplinares do contexto escolar e social da escola do 1º ciclo. O projeto conta também com a colaboração de várias escolas e professores do ensino básico, do Programa CMU Portugal e de iniciativas associados ao CAS do Reino Unido.

A academia irá envolver alunos do 4º ano de seis escolas básicas em agrupamentos diferentes: Escola Básica n.º 1 Telheiras (Lisboa), Escola Básica do Murtal (Cascais), Escola Básica Monte Caparica n.º 1 (Almada), Escola Básica Teixeira de Pascoais (Lisboa), Escola Básica Quinta da Cabouca (Seixal), e Escola Básica do Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio (Almada).

O projeto foi selecionado na 2.ª edição do concurso das Academias Gulbenkian do Conhecimento, num processo muito competitivo ao qual foram apresentadas 403 candidaturas tendo sido selecionadas apenas 35 e 3 de instituições de Ensino Superior..

A iniciativa Academias Gulbenkian do Conhecimento, lançada em 2018, tem como objetivo promover competências sociais e emocionais em crianças e jovens, de forma a ajudá-los a enfrentarem os desafios de um futuro em rápida mudança.

Com a seleção destas 35 academias em 2019, a Rede Nacional de Academias Gulbenkian do Conhecimento passa a integrar 67 Academias por todo o País.