Engenharia Informática da NOVA na Futurália

12-04-2019

A Engenharia Informática da FCT NOVA esteve na Futurália, a maior feira de educação e formação nacional, que decorreu este ano de 3 a 6 de Abril, na FIL em Lisboa.

No stand da Universidade NOVA de Lisboa foi apresentada uma mostra da sua oferta educativa, incluindo demonstrações de ciências e engenharias da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Uma das demonstrações que os visitantes puderam experimentar foi o CodingFest, uma plataforma desenvolvida pelo Departamento de Informática da FCT NOVA suportada na "cloud" e construída sobre a "Framework Blocky" da Google, que tornou possível, pela primeira vez em 2016, colocar todas as escolas do país a resolver problemas em conjunto, numa sessão global de “Hora de Código”, seguida de um conjunto de desafios que suportaram uma competição a nível nacional entre escolas do Ensino Básico.

Os visitantes puderam também experimentar a atividade "A irmandade das caixas", uma demonstração simples, mas muito interessante em que se ensina um conjunto de caixas de fósforos a saber jogar de forma inteligente e ganhar contra humanos utilizando técnicas de aprendizagem automática.

Da equipa do Departamento de Informática estiveram da Futurália Carla Ferreira e Matthias Knorr, docentes do Departamento, Joana Parreira e Inês Fernandes, estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática.