FCT NOVA CodingFest 2018: mais de 2,7 milhões de blocos de programação em 5 dias!

11-12-2018

Na 3ª edição do Movimento Código Portugal, organizado em parceria pela FCT NOVA , Direção Geral da Educação e Agência Ciência Viva, 825 escolas do Ensino Básico participaram no FCT NOVA CodingFest,, tendo em 5 dias atingido recordes no número de problemas resolvidos (246 258 problemas) e no número de blocos de programação utilizados, que ultrapassou os 2,7 milhões.

O FCT NOVA CodingFest, iniciativa desenvolvida pelo Centro de Investigação NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics e Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA consiste numa sessão global de “Hora de Código”, seguida de um conjunto de desafios que suportaram uma competição a nível nacional entre escolas do Ensino Básico.

Os participantes do FCT NOVA CodingFest deste ano tiveram como missão ajudar os Aquakids a limpar os oceanos e a ajudar animais marinhos em apuros, usando de forma lúdica, blocos de código coloridos, resolvendo desafios que desenvolvem o raciocínio computacional e interesse pelas áreas das tecnologias da informação, e sendo sensibilizados para um tema fundamental para a sustentabilidade da sociedade atual.

Usando a plataforma CodingFest, suportada na "cloud" e construída sobre a "Framework Blocky" da Google foi, pela primeira vez em 2016, possível colocar todas as escolas do país a resolver problemas em conjunto, sendo os resultados agregados por escola e visualizados em tempo real, possibilitando um divertido ambiente de competição.

A plataforma apresenta vários aspetos inovadores e permite a milhares de alunos, identificados através da sua escola e com os seus professores, a experiência única de resolver problemas originais e adaptados aos três primeiros ciclos do sistema de ensino nacional.

Na sessão de encerramento do Movimento Código Portugal 2018, que teve lugar no dia 7 de dezembro no Pavilhão do Conhecimento, foram anunciadas a escolas vencedoras (ver lista abaixo) que irão receber como prémio um robô Ozobot Evo e um tabuleiro CodingFest, oferecidos pela FCT NOVA.

Parabéns a todas as escolas que de forma entusiasta participaram e em especial às que venceram o desafio FCT NOVA Coding Fest 2018!

Escolas premiadas

1º Ciclo

1º classificado: Colégio do Ave (Guimarães)

2º classificado: Externato “João XXIII” (Lisboa)