Faculdade

Notícias

NOVA LINCS na Noite Europeia dos Investigadores

03-10-2018

O NOVA LINCS participou em mais uma Noite Europeia dos Investigadores, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa, com três projetos de Inovação Digital em Património, Cultura e Artes.

Este ano a temática da Noite Europeia dos Investigadores centrou-se na preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade.

O NOVA LINCS demonstrou alguns dos sistemas multimédia e multimodais interactivos, desenvolvidos pelo grupo de investigação Sistemas Multimodais, usados em contextos culturais, em particular quando os recursos culturais são de difícil acesso (por exemplo, manuscritos medievais por causa de sua natureza frágil) ou que não são bem conhecidos (por exemplo, a influência dos mosteiros na história urbana da cidade).

Projectos em demonstração:

Estes sistemas são resultado de trabalho desenvolvido no âmbito de projectos de investigação em parceria com IHA (FCSH NOVA), REQUIMTE|DCR (FCT NOVA) e Câmara Municipal de Lisboa.

No evento participaram os professores Nuno Correia e Armanda Rodrigues e os estudantes André Rodrigues, Bárbara Silveira e Raquel Macedo.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, desde 2005, que se traduz numa série de atividades que decorrem simultaneamente em diversas cidades europeias na última sexta-feira de Setembro e que este ano teve lugar no dia 28 de Setembro.

Media

Hoje à noite há festa da ciência. Estão todos convidados | DN 28.09.2018