Departamento de Informática da NOVA volta às escolas

03-07-2018

Tendo como objetivo disseminar a área da engenharia informática junto das novas gerações, o Departamento de Informática da NOVA tem vindo a promover diversas iniciativas recebendo visitas de estudantes de escolas do ensino básico e secundário e visitando também diversas escolas.

No segundo trimestre de 2018, o Departamento de Informática (DI) recebeu, no âmbito da iniciativa “Vem Ver” da FCT-NOVA, 115 alunos de duas escolas do ensino secundário e de uma escola do ensino básico (1º ciclo).

Aos alunos do 12º ano da Escola Secundária de Ponte de Sor foi proposto o desafio de programação do jogo “Asteroids” através da atividade "Desenvolvimento de Jogos com Python”. Esta atividade permite perceber a lógica de funcionamento de um jogo de computador ou telemóvel e aprender os conceitos básicos de programação usados, construindo um jogo simples a partir de alguns componentes pré-preparados.

Escola Secundária de Ponte de Sor

À turma da Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer) que nos visitou foi proposta a atividade “Programação Web”. Nesta atividade, os alunos experimentaram a programação de uma pequena aplicação interativa para o browser para colecionar posters de filmes, existentes em serviços na Internet.

Escola Secundária Damião de Goes

Recebemos também a visita de duas turmas de alunos do 2º ano do Colégio Valsassina (Lisboa), que realizando o desafio FCT CodingFest aprenderam de forma divertida os princípios da iniciação à programação.

Colégio Valsassina

O DI esteve representado pela Professora Ana Moreira na feira de emprego da CAISL (Carlucci American International School of Lisbon), que decorreu no dia 18 de abril, tendo como objectivo dar a conhecer aos estudantes que vão terminar o ensino secundário em 2019, diversas opções de cursos universitários e saídas profissionais.  Nesta feira de emprego os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o que é a Engenharia Informática e o que é ser Engenheiro Informático.

A Escola Secundária de Caneças (Odivelas) convidou o Professor João Leite do Departamento de Informática, para fazer uma apresentação sobre Inteligência Artificial dirigida aos seus estudantes dos 11º e 12º anos, no dia 17 de maio. A palestra envolveu a participação de alunos em alguns jogos que foram sendo propostos pelo orador, entusiasmando uma plateia de 70 alunos e 5 professores para as temáticas da Inteligência Artificial.

Da equipa do DI que preparou e realizou todas estas atividades fizeram parte os professores Carla Ferreira, Vítor Duarte, João Costa Seco, João Leitão, Ana Moreira e João Leite. Da equipa do DI também fizeram parte os alunos do MIEI Álvaro Santos, Inês Messias e Joana Pereira.