Faculdade

Notícias

Departamento de Informática da NOVA e NOVA LINCS no Roteiro de Inovação nacional

22-02-2018

O Roteiro Inovação é uma iniciativa governamental que pretende reforçar a estratégia de inovação para Portugal através da competitividade baseada em conhecimento e inovação. O Roteiro estrutura-se em torno de várias sessões temáticas num itinerário pelo país, divulgando alguns exemplos de investigação colaborativa, aberta e orientada para responder a grandes desafios nacionais e globais.

A FCT NOVA e o NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, unidade de investigação associada ao Departamento de Infornática da FCT NOVA, integraram a segunda sessão do Roteiro Inovação, que teve lugar no dia 21 de Fevereiro, tendo como tema a transformação digital e a inteligência artificial.

No âmbito desta segunda sessão, o Primeiro-Ministro, acompanhado pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitaram na FCT NOVA, uma exposição com demonstrações de projectos de investigação do NOVA LINCS e de algumas empresas tecnológicas. 

Roteiro de Inovação | FCT NOVA | 21 de Fevereiro 2018 - Programa

 

Projetos NOVA LINCS

Argumentação na Web Social
Metodologia de análise do discurso argumentativo, desenvolvida em colaboração entre a Ciência Política, a Argumentação e a Inteligência Artificial.

Sistemas inteligentes para monitoração de recursos naturais
Sistemas de apoio à decisão baseado em dados de satélite para a agricultura, gestão de florestas, incêndios florestais e observação do mar.

Raciocínio Computacional na Web
Desenvolvimento de motores de raciocínio robustos, capazes de lidar com várias formas de conhecimento disponível na web.

BioVisualSpeech – Plataforma interativa para apoio à terapia da fala

Plataforma de jogos interativos para terapia da fala de crianças, baseado em reconhecimento da fala.

Cognitus

Projeto europeu com a BBC que visa combinar conteúdos produzidos por pessoas com conteúdos profissionais, através de análise de big data multimodal.

NovaMedSearch
Plataforma de pesquisa inteligente multimodal de artigos e imagens médicas para cenários de suporte à decisão clínica.

SmartLab
Laboratório experimental de sistemas ciberfísicos que incorpora Big Data Analytics, serviços na Cloud e conteúdos multimodais de forma sinergética.

 

Imprensa

RTP (21-02-2018)
TVI (21-02-2018)
Diário de Notícias (21-02-2018)
Jornal de Negócios (21-02-2018)
Jornal de Notícias (21-02-2018)
Observador (21-02-2018)
TSF Online (21-02-2018)
Sapo Online (21-02-2018)
Notícias de Coimbra Online (21-02-2018)
Notícias ao Minuto Online (21-02-2018)
Impala Online (21-02-2018)