Alunos de Informática da NOVA distinguidos com Bolsa Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial

27-11-2017

Manuel Ribeiro e André Rosa, estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da NOVA, foram selecionados para a 1ª edição do Programa de Bolsas Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial.
Tendo como objetivo atrair estudantes do ensino superior para a investigação em Inteligência Artificial, a Fundação Calouste Gulbenkian instituiu o Programa de Bolsas Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial, cuja primeira edição tem início em Novembro de 2017.

No âmbito deste programa são atribuídas anualmente bolsas a alunos do 3.º ano de cursos de licenciatura ou mestrados integrados de instituições de ensino superior portuguesas, nas áreas da Engenharia Informática, Informática, Ciências da Computação, Matemáticas Aplicadas e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Os candidatos selecionados através de um concurso, recebem uma bolsa de formação de dez meses, sendo integrados num programa em que, sob a orientação de tutores, realizam trabalho de estudo e de investigação aprofundada no domínio da Inteligência Artificial, participando, ainda, ativamente num conjunto de workshops de formação.

O workshop inaugural desta primeira edição do programa teve lugar no dia 17 de Novembro de 2017, contando com uma palestra de Luís Moniz Pereira, investigador do Grupo Knowledge-Based Systems do NOVA LINCS.

Os estudantes Manuel Ribeiro e André Rosa, orientados por João Leite e Matthias Knorr, investigadores do Grupo Knowledge-Based Systems do NOVA LINCS, vão nos próximos dez meses desenvolver um projecto de investigação sob o tema "Neural and Symbolic Artificial Intelligence: mind the gap".

Parabéns aos nossos alunos e votos de sucesso para o trabalho de investigação!