Informática da NOVA anima Noite Europeia dos Investigadores

06-10-2017

Na Noite Europeia dos Investigadores, no átrio do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a plataforma CodingFest animou visitantes pequenos e graúdos que procuravam ajudar um pequeno astronauta a cumprir a sua missão de consertar um satélite em órbita, através de uma sequência de problemas de programação com blocos de código. Depois de resolvidos 3 desafios com sucesso, o AstroKid transmitia as suas instruções ao seu robot para que, mesmo ali ao lado, ele pudesse completar a sua missão. Esta atividade foi dinamizada pelos investigadores João Costa Seco, Carla Ferreira, Carmen Morgado, João Leitão e Fernando Birra e pelos estudantes Manuel Ribeiro, André Trindade, Alvaro Santos, Inês Messias e Hugo Lino.

A plataforma CodingFest é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo!

Na Sala da Baleia, também no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, crianças e adultos puderam experimentar um dos jogos interativos da plataforma BioVisualSpeech em que uma simpática serpente, a personagem do jogo, ajuda-nos a praticar exercícios com consoantes sibilantes.

O projeto de investigação “BioVisualSpeech”, liderado por Sofia Cavaco tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma, usando técnicas de interação homem máquina e aprendizagem automática, que inclui jogos de computador para exercícios que normalmente são feitos em sessões de terapia da fala para crianças. Esta plataforma permite por um lado promover a melhoria do desempenho de crianças com distúrbios da fala, mantendo-as interessadas no exercício de modo a que as sessões de terapia sejam mais eficazes. Por outro lado pretende fornecer ao terapeuta um sistema de apoio à decisão para planear futuras sessões de terapia e monitorizar o progresso das crianças. Nesta atividade participaram ainda os estudantes Daniel Gomes, Gustavo Gonçalves, Ivo Anjos, e Vanessa Lopes.

No Pavilhão do Conhecimento foram promovidos debates com diversos investigadores sobre de que forma poderá a ciência e tecnologia mudar as nossas vidas no futuro. João Leite foi um dos investigadores convidados para abordar o tema dos desafios e vantagens associadas à utilização da Inteligência Artificial para a sociedade actual.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, desde 2005, que se traduz numa série de atividades que decorrem simultaneamente em diversas cidades europeias na última sexta-feira de Setembro e que este ano teve lugar no dia 29 de Setembro.