Investigador NOVA LINCS, João Leite, vence Prémio Santander Totta 2017

15-09-2017

João Leite, investigador do NOVA LINCS, é um dos coordenadores do projecto “A política dos constrangimentos: Estratégias discursivas num jogo a três níveis”, vencedor da 10ª edição do Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa.

O objectivo da investigação premiada, é determinar de que forma os decisores políticos – em Portugal, França e Espanha – legitimam as suas escolhas em termos de políticas públicas junto da opinião pública, num momento em que os governos estão fortemente constrangidos por atores internacionais, nomeadamente pela União Europeia e os mercados financeiros.

Este é um projeto multidisciplinar que permite desenvolver uma metodologia inovadora de análise do discurso argumentativo através da colaboração entre a Ciência Política, Argumentação e as Ciências da Computação, tendo como investigadores principais, Catherine Moury (IPRI-FCSH), Dima Mohammed (IFILNOVA-FCSH) e João Leite (NOVA LINCS-FCT). Neste projecto colaborativo participam também os investigadores do NOVA LINCS Teresa Romão e João Leitão.

O Prémio de Investigação Colaborativa Santander/Universidade NOVA de Lisboa, de 25 mil euros, visa distinguir projetos de investigação a desenvolver por investigadores juniores da NOVA e que envolvam, pelo menos, duas das unidades orgânicas da Universidade.

A cerimónia de entrega do prémio, teve lugar no dia 12 de Setembro, na Reitoria da NOVA, contando com a presença do Reitor da NOVA, António Rendas, e do Presidente do Santander Totta, António Vieira Monteiro.

MEDIA

Prémio de 25 mil euros para estudar o discurso dos políticos durante a crise | Público 12.09.2017