Edital para atribuição de uma bolsa de Investigação (BI)

20-09-2017

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação com o grau de Licenciado a FCT - Universidade Nova de Lisboa, no seguimento dos trabalhos desenvolvido no projeto SyncFree, FP7 projeto no 609551, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Informática (Computer Science)

2. Requisitos de admissão: Licenciatura em Engenharia Informática ou equivalente (preferência por pessoas que estejam inscritas em Mestrado em Engenharia Informática).

3. Plano de trabalhos: O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver uma Framework para edge computing, baseado em dispositivos com conectividade wireless que permita o desenvolvimento de protocolos (nomeadamente de agregação de dados) baseados nos paradigmas de sincronização fraca estudados no projecto Syncfree.

O trabalho englobará desenho, implementação, e avaliação se uma solução completa.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos em vigor.

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no NOVA LINCS da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Prof. Doutor João Leitão.

6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em Outubro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado até ao período de 1 ano.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas definida pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A bolsa está sujeita ao Regulamento de Bolsas de Formação Avançada e de Qualificação de Recursos Humanos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e conhecimento prévio do conceitos e tecnologias a utilizar nos trabalhos, com a respectiva valoração de 50% e 50%.

9. Composição do Júri de Selecção:

Prof. Doutor João Leitão - Presidente
Prof. Doutora Carla Ferreira - Vogal efectivo
Prof. Doutor Nuno Preguiça - Vogal efectivo
Prof. Doutor Sérgio Duarte - Vogal suplente
Prof. Doutor João Lourenço - Vogal suplente

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Informática da FCT/UNL, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, Portugal, sendo todos os candidatos notificado através de email.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20/09/2017 a 04/10/2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada de Curriculum Vitae. As candidaturas deverão ser enviadas por correio electrónico para o endereço: jc.leitao@fct.unl.pt.