Jogo desenvolvido por aluno MIEI no top 3 da AppStore da Apple

04-05-2017

"Tenho 20 anos e desde muito novo que lanço jogos para iPhone, daí ter optado, aos 18 anos vir para a FCT para o MIEI." recorda-nos Pedro Cabaço, estudante de Engenharia Informática na FCT NOVA.

Super Crossbar Challenge, o jogo que concebeu e programou desde o passado mês de Setembro, foi aceite para publicação na AppStore da Apple em todo o mundo, tendo sido referenciado pela empresa como um dos melhores jogos de semana e posto em destaque na página principal em 80 países.

"A sensação é óptima! Não é exagero nenhum quando digo que estou a viver um sonho! Desde os 14 anos que ansiava acordar e ver números de downloads tão grandes como os que estou a ter" testemunha Pedro, que teve a oportunidade de demonstrar a sua aplicação na mostra "Vem ver a Revolução Informática!" perante centenas de alunos do ensino secundário na EXPO FCT 2017.

O destaque "Vem ver a Revolução Informática!" deu a oportunidade a estudantes de Engenharia Informática da NOVA de mostrar como, ainda enquanto alunos, podem já transformar as suas ideias mais criativas em sistemas que funcionam a sério, como jogos, aplicações para a internet ou smartphones, que poderão influenciar e ajudar pessoas e organizações em todo mundo.

"Comecei em Setembro do ano passado a trabalhar no gameplay e o no conceito base do Super Crossbar Challenge, mas apenas no início deste ano, depois de ter envolvido um designer no projecto, é que agarrei e comecei a fazer a sério. O maior desafio que enfrentei foi desenhar e implementar o gameplay, a física envolvida, adaptar o jogo aos diferentes tamanhos de ecrãs e implementar anúncios na app."

Sobre o MIEI, Pedro considera que é um excelente curso. "Os professores são bastante prestáveis e simpáticos e é um curso bastante prático, o que é melhor e mais apelativo do que se fosse mais teórico. Sinto-me bem no curso. Gostei muito das disciplinas de programação, redes, computação gráfica, e matemática em geral!". Pedro planeia acabar o curso em breve, e entretanto, não só ir lançando atualizações para o Super Crossbar Challenge, como produzir mais jogos com o mesmo sucesso se possível.

Atualmente, considera que a área de Gaming é "extremamente interessante e provará ser ainda mais importante quando se começar a fazer ainda mais coisas com base no conceito de jogos e experiências em realidade virtual, e que é relevante todas as pessoas da área de informática terem uma boa ideia do conceito de gamification e de como funciona". A Gamification é uma especialidade da informática que aproveita elementos e princípios como os usados na concepção de jogos em aplicações que não são necessariamente jogos, podendo ser explorada em áreas como o marketing, a educação, a inovação, e em inúmeras aplicações de produtividade profissionais como na prestação de cuidados de saúde, nos transportes, na cultura, na governação e participação dos cidadãos, entre outros.