A Engenharia Informática da NOVA volta às escolas em 2017

07-02-2017

O Departamento de Informática (DI) da FCT NOVA é pioneiro no ensino da Engenharia Informática em Portugal (desde 1975) e tem desde então assumido forte responsabilidade na disseminação desta área científica e tecnológica junto das novas gerações. Momentos especiais em 2016 foram o CodingFest na FCT NOVA e o Movimento Código Portugal por todo o país.

Desta vez, no âmbito da iniciativa “Vem Ver” da FCT-NOVA, uma turma de alunos de 11º ano da Escola Secundária do Fundão visitou o Departamento de Informática no dia 27 de Janeiro.
A estes alunos foi proposta a actividade “Back to the classic Arcade Games” que consiste num desafio de programação usando o jogo “Asteroids” e utilizando a linguagem Python. Esta atividade permite perceber a lógica de funcionamento de um jogo de computador ou telemóvel e aprender os conceitos básicos de programação usados, construindo um jogo simples a partir de alguns componentes pré-preparados.
Da equipa do DI fizeram parte os professores Miguel Goulão e Vitor Duarte, e Joana Pereira, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática.

No dia 25 de Janeiro, a professora Armanda Rodrigues participou no fórum de orientação do Lycée Français Charles Lepierre para fazer uma apresentação aos alunos entre o 10º e 12º anos, sobre o que é a informática, quais as suas aplicações e potencialidades como profissão de futuro. A apresentação incluiu também um testemunho de Gonçalo Querido de Sousa, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática.