"Computational Thinking”: A Nova Literacia do Séc. XXI

02-09-2016

As competências gerais na área da Informática são cada vez mais importantes na sociedade moderna, e consideradas a nível internacional como cruciais na formação geral a nível básico e secundário. É neste contexto que as questões associadas ao pensamento computacional, resultantes do processo de aprendizagem, são cada vez mais relevantes. Estas competências são internacionalmente conhecidas pela expressão “Computacional Thinking”.

O Departamento de Informática da FCT NOVA está empenhado em contribuir para este esforço em colaboração com toda a comunidade educativa, tendo organizado diversas sessões sobre o tema, dirigidas sobretudo aos professores do ensino secundário.

A iniciativa do Departamento de Informática em promover e divulgar o “Computacional Thinking” como competência fundamental para as próximas décadas, foi lançada por ocasião da Distinguished Lecture 2015 sobre esse tema, proferida por Jeannette M. Wing, Vice-Presidente da Microsoft Research (EUA), em Novembro de 2015.

Em Maio de 2016 teve lugar na FCT NOVA o Seminário "Pensamento Computacional: a literacia do século XXI. Uma perspetiva inter-disciplinar”, organizado pelo Departamento de Informática e pelo NOVA LINCS, que contou com a participação de 30 professores de diversas escolas do ensino secundário da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Em Julho de 2016, o Prof. João Costa Seco foi o orador convidado da sessão sobre “Computational Thinking”, no âmbito do programa de formação de professores dos Colégios de S. Tomás e do Ramalhão, "Universidade de Verão 2016". Perante uma plateia entusiasta de cerca de 180 professores de todos os níveis de ensino básico destes dois colégios, foram abordadas as diversas implicações do Pensamento Computacional nos avanços científicos mais recentes, e a sua importância para o ensino do futuro.

Também em Julho, o Departamento recebeu a visita dos participantes no 34º Youth Science Meeting, organizado pela Associação Juvenil de Ciência, para ouvirem uma palestra sobre “Computational Thinking” e qual o seu impacto em diversas áreas científicas.

Ao longo do ano letivo que agora se inicia, o Departamento de Informática pretende dinamizar ainda mais iniciativas de divulgação da importância do Pensamento Computacional a todos os níveis de ensino, junto da comunidade educativa.