FCT NOVA e "A Hora do Código"

23-12-2015

Numa iniciativa integrada no movimento global "The Hour of Code", o Departamento de Informática da FCT NOVA visitou 5 escolas, tendo contactado com cerca de 190 alunos do ensino básico.

A iniciativa abrangeu alunos do 4º ano de escolaridade (Instituto Espanhol), 5º ano (O Parque - Restelo, Colégio Campo de Flores) e 7º ano (Escola Secundária Emídio Navarro - Almada e Escola Secundária de Linda-a-Velha). Todos foram participantes entusiastas, tendo levado, para casa, o desafio de explorar mais puzzles nas férias do Natal.

A iniciativa "A Hora do Código" mobilizou cerca de 200.000 eventos em mais de 180 países, tendo ocorrido mais de 300 eventos em Portugal. A atividade consiste na execução de um tutorial de cerca de uma hora, de resolução de problemas e programação. Os tutoriais disponibilizados são acessíveis a qualquer idade e estão traduzidos em mais de 30 idiomas.

A actividade contou com a participação dos professores João Costa Seco, Miguel Goulão, Nuno Preguiça e Catarina Almeida, Ricardo Silva (alunos do programa de Doutoramento em Informática) e Joana Pereira (aluna do MIEI).