14-04-2012
Estudantes de escolas secundárias visitaram o Departamento, participaram em actividades e tomaram conhecimento com a sua oferta educativa.
Actividades:
![]() |
Pong!PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete e que ganhem os melhores. A seguir ao jogo, é apresentado o “Making of PONG”, onde se explica como vários conhecimentos de Engenharia Informática foram usados pelos alunos do curso que construíram este PONG. |
![]() |
Informática ArtesanalO que faz andar os computadores não é a electricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. |
![]() |
Let’s move and save some energyAprende a reduzir o consumo eléctrico doméstico utilizando apenas gestos para controlar uma casa virtual. Quanto irás conseguir poupar? |
![]() |
PredadorCom simples técnicas de visão por computador podemos tornar-te invisível. Vem experimentar! |
![]() |
Robôs à soltaNesta actividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um pequeno robô. Desenvolvida com equipamento da Lego, a actividade destina-se a mostrar os conceitos básicos de programação através de uma linguagem visual muito simples. |
![]() |
Sentiment chatAlgoritmos de Inteligência Artificial analisam conversas em chat para medir popularidade. |
![]() |
Mundos VirtuaisCertamente já todos jogaram o célebre jogo de computador "Os Sims". Estão portanto habituados a ver e comandar personagens em mundos virtuais. E que tal serem capazes de criar um mundo em que a definição do comportamento e interacção entre todos os objectos presentes? Este objectivo está verdadeiramente ao alcance dos leigos em matéria de programação de computadores. |
![]() |
Jogos didácticosEstes jogos ensinam a resolver alguns problemas comuns em informática ou ilustram formas de programar. De um modo divertido e informal esta actividade permite aprender alguns conceitos fundamentais da computação, desde a construção de algoritmos à inteligência artifical, passando pela gestão de redes. |
![]() |
ARVideoFCTUma visão diferente da ExpoFCT. Imagens capturadas por um objecto voador, controlado por telemóvel, são projectadas em tempo real num ecrã. |
![]() |
Expressões faciaisTécnicas de visão com a base na Kinect da Xbox permitem fazer o reconhecimento das expresses faciais. |
![]() |
Onde estou?Dentro dos edifícios é possível obter a localização recorrendo à intensidade do sinal das redes sem fios. Explicação de como isto é feito e demonstração em telemóveis Android. |
![]() |
Aplicações na WebUma grande parte dos sistemas informáticos estão hoje disponíveis através da Internet, acessíveis a todos através de um “Browser”. Nesta actividade é possível perceber como funciona uma aplicação na Internet e experimentar como fazer uma página web integrando informação de várias proveniências. |