Open House ExpoFCT 2012

14-04-2012

Estudantes de escolas secundárias visitaram o Departamento, participaram em actividades e tomaram conhecimento com a sua oferta educativa.

Actividades:

Pong!

PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete e que ganhem os melhores. A seguir ao jogo, é apresentado o “Making of PONG”, onde se explica como vários conhecimentos de Engenharia Informática foram usados pelos alunos do curso que construíram este PONG.

Informática Artesanal

O que faz andar os computadores não é a electricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel.

Let’s move and save some energy

Aprende a reduzir o consumo eléctrico doméstico utilizando apenas gestos para controlar uma casa virtual. Quanto irás conseguir poupar?

Predador

Com simples técnicas de visão por computador podemos tornar-te invisível. Vem experimentar!

Robôs à solta

Nesta actividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um pequeno robô. Desenvolvida com equipamento da Lego, a actividade destina-se a mostrar os conceitos básicos de programação através de uma linguagem visual muito simples.

Sentiment chat

Algoritmos de Inteligência Artificial analisam conversas em chat para medir popularidade.

Mundos Virtuais

Certamente já todos jogaram o célebre jogo de computador "Os Sims". Estão portanto habituados a ver e comandar personagens em mundos virtuais. E que tal serem capazes de criar um mundo em que a definição do comportamento e interacção entre todos os objectos presentes? Este objectivo está verdadeiramente ao alcance dos leigos em matéria de programação de computadores.

Jogos didácticos

Estes jogos ensinam a resolver alguns problemas comuns em informática ou ilustram formas de programar. De um modo divertido e informal esta actividade permite aprender alguns conceitos fundamentais da computação, desde a construção de algoritmos à inteligência artifical, passando pela gestão de redes.

ARVideoFCT

Uma visão diferente da ExpoFCT. Imagens capturadas por um objecto voador, controlado por telemóvel, são projectadas em tempo real num ecrã.

Expressões faciais

Técnicas de visão com a base na Kinect da Xbox permitem fazer o reconhecimento das expresses faciais.

Onde estou?

Dentro dos edifícios é possível obter a localização recorrendo à intensidade do sinal das redes sem fios. Explicação de como isto é feito e demonstração em telemóveis Android.

Aplicações na Web

Uma grande parte dos sistemas informáticos estão hoje disponíveis através da Internet, acessíveis a todos através de um “Browser”. Nesta actividade é possível perceber como funciona uma aplicação na Internet e experimentar como fazer uma página web integrando informação de várias proveniências.