Boas Vindas

O Departamento de Informática é uma instituição pioneira e de referência no ensino superior e na investigação científica em Informática em Portugal, tendo já formado milhares de engenheiros informáticos. Atualmente é responsável pela formação de mais de 800 alunos inscritos em vários cursos e em diversos níveis de formação.

Muitos dos nossos docentes estão associados ao desenvolvimento da Informática no País, por exemplo, na primeira ligação nacional à Internet, na formação dos primeiros doutorados, e na afirmação de Portugal na investigação e inovação em Informática.

A  investigação realizada no centro do Departamento, o NOVA LINCS, desenrola-se no contexto de inúmeros projectos e colaborações nacionais e internacionais, muitos destes envolvendo empresas e outros utilizadores de conhecimento. O NOVA LINCS agrega mais de 50 doutorados e cerca de 70 alunos de doutoramento, e foi classificado com "excelente" na última avaliação (2013) da FCT/MEC:

Actualmente, o Departamento de Informática oferece o curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática, formação integrada 3+2 de acordo com Bolonha e com o Perfil Curricular FCT UNL, e o Programa de Doutoramento em Informática. Os nossos cursos oferecem oportunidades de envolvimento dos alunos em atividades exteriores através de parcerias com empresas e  instituições

Participa também em Programas de Mestrado e Doutoramento internacionais com universidades na Europa e nos Estados Unidos da América.

A qualidade e o rigor da formação de base dos nossos alunos são amplamente reconhecidos pelos mais importantes e exigentes recrutadores e empregadores de quadros superiores nas áreas da informática e  tecnologias de informação. 

Esta formação de excelência é reconhecida quer no mercado de emprego nacional, quer no internacional, estando integrada com as actividades dos centros de investigação a nível da pós-graduação.

Recentemente, o Departamento de Engenharia Informática da NOVA foi referido como uma das primeiras escolhas para recrutamento de Engenheiros Informáticos de qualidade, por parte de empresas de recrutamento de técnicos superiores. 

De acordo com estatísticas oficiais mais recentes, a taxa de empregabilidade dos nossos alunos é superior a 99%.