Faculdade

Ensino

Oferta Formativa

MIEI - Mestrado Integrado em Engenharia Informática

O DI FCT UNL oferece o ensino de Engenharia Informática através do MIEI - Mestrado Integrado em Engenharia Informática,  ciclo de estudos integrado  (3+2 anos) orientado para a formação de Engenheiros de concepção habilitados a intervir nas áreas de Informática e Tecnologias da Informação.

O 1º ciclo concede o grau de Licenciatura em Ciência e Engenharia Informática, que permite uma primeira certificação, ao qual se sucede o 2º ciclo, que concede o grau de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e o acesso ao nível de reconhecimento profissional E2 pela Ordem dos Engenheiros.

A FCT NOVA é pioneira no ensino da Engenharia Informática em Portugal. O MIEI assenta na longa experiência do DI-FCT NOVA, acumulada em 37 anos, no ensino da Engenharia Informática, complementada com a opinião de consultores externos, e consubstancia uma visão actualizada sobre a formação do Engenheiro Informático de concepção.

São inúmeras as saídas profissionais dos nossos cursos de Engenharia Informática. A inserção no mercado de trabalho encontra-se facilitada através de unidades curriculares específicas, que promovem o envolvimento de alunos em actividades no contexto de empresas e outras instituicões exteriores ao Departamento.

MAEBD - Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data

O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data, tem como objetivo formar especialistas, a nível de um 2º ciclo de estudos, no domínio emergente de Ciência de Dados e Engenharia de Dados, e destina-se a candidatos com formação ao nível de um 1º ciclo de estudos, possuidores de bases matemáticas e de programação. O curso desenvolve competências relativamente ao processamento e análise de grandes volumes de dados por métodos computacionais e matemáticos avançados, e metodologias para procurar e encontrar respostas necessárias aos processos de gestão, monitorização, e otimização, ou extrair conhecimento, tendências, correlações, ou previsões, em particular através de aprendizagem automática.

Os especialistas nesta área de Big Data são especialmente procurados por todas as empresas e instituições onde são gerados ou são consumidos grandes volumes de dados, nomeadamente na saúde, na administração pública, comércio electrónico e marketing, finanças, energia, meio ambiente e urbanismo, telecomunicações, media e comunicação social, indústria farmacêutica ou biotecnológica.

Programa de Doutoramento em Informática

 O Departamento de Informática oferece formação avançada a nível de mestrado e doutoramento, orientada para a concepção, inovação, e funções de liderança em áreas da sociedade que usam a Informática como tecnologia de suporte.

Programa de Doutoramento em Informática oferece aos alunos uma formação avançada orientada para a inovação em InformáticaCiência e Engenharia, integrada com as actividades dos nossos Centros de Investigação, e concede o grau de Doutor em Informática (PhD).

Programas internacionais

O Departamento de Informática oferece programas de Doutoramento e Mestrado no contexto de parcerias com universidades de referência a nível internacional.

Mestrado em Lógica Computacional (Dresden, TUM)

Dual PhD in Computer Science (Carnegie Mellon University)

Doutoramento em Media Digitais (UT Austin)