Faculdade

Investigação

Undergraduate Research Opportunities Program (UROP)

 

O programa UROP (Undergraduate Research Opportunities Program) do DI FCT NOVA possibilita aos alunos um contacto com a prática de investigação científica e uma primeira oportunidade de trabalhar diretamente com os professores e investigadores do Departamento.

O objectivo central deste programa é dar aos alunos a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso na resolução de problemas concretos de investigação, e desta forma ter a possibilidade de "aprender fazendo".

No âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da NOVA o UROP encontra-se integrado como uma aliciante vertente da unidade curricular Atividade Prática de Desenvolvimento Curricular. Esta  vertente de investigação permite aos estudantes do 1º ciclo de estudos desenvolverem atividades de investigação científica, como parte do seu programa curricular e com atribuição de créditos ECTS. Neste contexto, os alunos são  enquadrados em projetos de investigação a decorrer no NOVA LINCS, envolvendo vários investigadores e alunos de pós-graduação do laboratório.

Os alunos com currículo de mérito e com as melhores propostas de planos de investigação podem candidatar-se a uma Bolsa de Iniciação Cientifica, financiada pelo NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS). 

Esta é uma iniciativa inovadora a nível nacional, que se insere no contexto do Programa UROP (Undergraduate Research Opportunities Program) do Departamento de Informática da FCT NOVA, à semelhança dos UROP das universidades de referência mundial, como o MIT, Stanford ou Cambridge.

 

Coordenação do Programa

Prof. Nuno Preguiça